Nelson Rodrigues – O Amor e o Tempo reestreia no Teatro Clara Nunes

A homenagem idealizada, estrelada e produzida por Guilherme Logullo, tem texto de Gabriel Chalita, direção e coreografia de Tânia Nardini, direção musical e arranjos de Tony Lucchesi e Jullie no elenco

Comemorando dois anos desde a sua estreia no palco do Teatro Clara Nunes, o musical que celebra o centenário de um dos maiores ídolos da música brasileira, que vendeu mais de 80 milhões de discos em sua longa carreira, está de volta. Visto por mais de 20 mil pessoas em diversas temporadas no Rio e em São Paulo, NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO retornará aos palcos cariocas dia 8 de janeiro, mais uma vez no Teatro Clara Nunes, obedecendo a todas as normas de segurança elaboradas pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A temporada vai até 30 de janeiro, de quinta a sábado, às 20h; e domingos, às 19h e tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Estácio.

Mais do que nunca, num momento tão delicado para todos, o espetáculo vem resgatar a emoção e as mensagens de esperança e superação presentes na história e no repertório de Nelson Gonçalves e adaptadas para o musical, que tem texto do escritor Gabriel Chalita, além de 33 canções interpretadas pelos protagonistas: o produtor, idealizador da peça e ator Guilherme Logullo, e a atriz e cantora Jullie. A direção é de Tânia Nardini, a direção musical de Tony Lucchesi, a cenografia de Doris Rollemberg e os figurinos de Fause Haten. 

Os dois intérpretes – únicos atores em cena – trazem à tona os dois lados desse grande ídolo, num diálogo constante entre o amor ou o lado emocional (Logullo) e o tempo ou o lado racional (Jullie). 

Para a nova temporada, o tradicional palco da Gávea, no Rio de Janeiro, receberá a plateia com 50% de sua capacidade e protocolos de segurança sanitária, além de distanciamento social. O distanciamento social também vai acontecer no palco, com algumas adaptações na montagem, e os atores serão testados periodicamente.

“O espetáculo é muito apropriado para esse momento porque fala de superação, fala de um dos maiores cantores da história do Brasil, que apesar de muitos altos e baixos, sempre se levantou. A volta do boêmio, agora, tem um pouco desse recorte da volta de um tempo bom que todos nós esperamos”, declara o escritor Gabriel Chalita, que frisa ainda o esforço da produção para dar vida ao musical em tempos de pandemia. “Num momento tão delicado para os artistas, é um acalanto ver a peça voltar num teatro que tem responsabilidade com a saúde e com a segurança das pessoas. É importante ver a arte manter-se viva agora”.

Continuar produzindo também é motivo de orgulho para o idealizador, protagonista e produtor do espetáculo, Guilherme Logullo. 

“Como produtor, é fantástico fazer o espetáculo acontecer e poder empregar essas pessoas que estão há praticamente um ano inteiro sem trabalhar. Voltar e também ver esses artistas voltando à cena aos poucos, claro, com todos os cuidados, é muito gratificante”, completa.

A atriz e cantora Jullie também analisa o novo momento. “É muito bom voltar aos palcos depois de tanto tempo distante. Ainda estamos num momento delicado, então precisamos estar atentos e tomar todo o cuidado necessário, será um retorno diferente”, diz.

Os ingressos já estão à venda pelo link: http://bit.ly/NelsonGoncalvesIngressos

O ESPETÁCULO

A figura humana de Nelson Gonçalves e os seus sentimentos são o fio condutor do musical. Seus desejos, pensamentos, amores e anseios são retratados no texto de Chalita e nas canções escolhidas para compor a delicada e sensível história. Em NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO, a linguagem poética se destaca e é utilizada numa narrativa não-linear, totalmente inspirada nas emoções do cantor. 

“Escrevi um texto que, de alguma forma, foge um pouco dos musicais tradicionais. Nelson Gonçalves foi um homem que amou profundamente e que, também por isso, sofreu. NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO traça um diálogo entre a razão e a emoção, reforçado pela força e dramaticidade das canções interpretadas por ele. As músicas entrelaçam essas falas o tempo todo, enfatizando essa disputa de sentimentos”, explica Chalita, que também se preocupou em levar o público à reflexão das próprias inquietudes e sentimentos. “Todos nós temos esses dois lados”.

Clássicos eternizados na voz poderosa do cantor e compositor, como “Naquela Mesa”, “A Volta do Boêmio”, “Chão de Estrelas”, entre tantos outros, não poderiam ficar de fora. Definido por seu idealizador e produtor, Guilherme Logullo, como uma “junkie box”, a volta do musical vai fazer os fãs do rei do rádio se emocionarem mais uma vez.

“NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO não é uma obra biográfica, mas uma homenagem. Foi a forma que encontramos de trazer a essência de Nelson para a cena”, comenta Logullo.

A DIREÇÃO E A DIREÇÃO MUSICAL

Uma das principais diretoras e coreógrafas em atividade no país, Tânia Nardini é responsável pela direção de NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO. 

“É extremamente desafiador homenagear um homem como Nelson Gonçalves que tocou o coração e a vida de tantas pessoas, ainda mais numa proposta que foge do tradicional. Apesar de falarmos do artista Nelson Gonçalves, o fio condutor aqui é o ser humano e as suas dualidades: o que é mais forte? O tempo ou o amor?”. 

Tão desafiador quanto dirigir é trazer uma nova roupagem musical às canções do espetáculo, tarefa concedida ao premiado diretor musical e arranjador, Tony Lucchesi, que, para NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO, estabeleceu uma desconstrução dos arranjos de alguns dos clássicos do rei do rádio para contar e mostrar separadamente esses dois elementos: o tempo e o amor. 

“As músicas têm um papel muito importante em cena, pois ajudam na estrutura narrativa do texto, desenrolando a história. E foi um desafio trazer uma voz tão potente, tão forte como a do Nelson para um outro contexto”, diz.

Completam o dream team criativo de NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO o renomado figurinista Fause Haten, e a cenógrafa Doris Rollemberg.

SINOPSE:
Vivendo um conflito constante entre o amor (a emoção) e o tempo (a razão), os protagonistas trazem à tona as emoções vividas por Nelson Gonçalves ao longo de sua vida e carreira, cantando seus maiores sucessos, numa homenagem ao centenário do cantor e compositor brasileiro, um dos maiores vendedores de discos do país. Nelson Gonçalves é revivido por meio das canções e das emoções do casal de protagonistas. 

FICHA TÉCNICA:
NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO 
Um musical idealizado por Guilherme Logullo e Gabriel Chalita
Direção e coreografia: Tânia Nardini
Roteiro: Gabriel Chalita
Elenco: Guilherme Logullo e Jullie
Coordenação Artística: Guilherme Logullo
Cenografia: Doris Rollemberg 
Figurinos: Fause Haten
Direção Musical e arranjos: Tony Lucchesi
Direção de Produção: Jenny Mezencio
Assistência de direção e movimento: Nadia Nardini 
Visagista: Diego Nardes 
Design de Som: Gabriel D’Angelo
Design de Luz: Renato Machado
Redes Sociais e Assessoria de Imprensa: Prisma Colab

SERVIÇO:

NELSON GONÇALVES – O AMOR E O TEMPO 
Reestreia: 8 de janeiro de 2021.
Temporada: De 8 a 30 de janeiro de 2021.
Horários: de quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Local: Teatro Clara Nunes
Endereço: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea.
Duração: 60 minutos.
Bilheteria online: www.tudus.com.br
Vendas pelo link: http://bit.ly/NelsonGoncalvesIngressos
Bilheteria oficial: Teatro Clara Nunes – De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 15h às 22h.
Telefone: 2274-9696
Valores: R$80, inteira; e R$40, meia-entrada.
350 lugares – O teatro opera com 50% da sua capacidade de plateia. 
Livre.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA:
– O Teatro Clara Nunes está utilizando 50% da sua capacidade de assentos na plateia;
– Desinfecção dos assentos antes das apresentações;
– Aferição de temperatura na entrada do Shopping da Gávea;
– Sinalização de distanciamento na fila para a entrada do público;
– Álcool em gel disponível;
– Equipe de profissionais utilizam EPIs;
– Tapete sanitizante na entrada;
– Ingressos pela bilheteria on-line: Tudus;
– Na hora, é possível comprar ingressos com uma hora de antecedência. Há distanciamento na fila;
– É respeitado o distanciamento social entre as poltronas do teatro