Sem Parar

Operação 24 horas do MetrôRio: composições circulam sem interrupção até terça-feira (13/02)

Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, o metrô é a melhor opção, com as estações Central e Praça Onze abertas 24 horas

Divulgação: MetrôRio
Divulgação: MetrôRio

Nesta segunda-feira (12/02) de carnaval, o MetrôRio segue com o esquema especial de funcionamento 24 horas, sem interrupção, até meia-noite de terça-feira (13/02) para quem for curtir o carnaval no Rio de Janeiro ou aproveitar outras opções de entretenimento e lazer.

Na terça-feira, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após meia-noite. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba Mirins.

A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. No sábado de Desfile das Campeãs (17/02), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18/02).

A operação especial de carnaval do MetrôRio conta com reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, duas estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro e General Osório/Ipanema. Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos clientes. Os foliões que forem aproveitar os blocos devem ficar atentos aos layouts das estações com informações sobre o funcionamento especial e horários de embarque e desembarque de cada uma delas. Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, o metrô também é a melhor opção, com as estações Central e Praça Onze abertas 24 horas.

O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente até Quarta-feira de Cinzas (14/02). O espaço voltará a abrir as portas na quinta-feira (15/02).

Desfiles de escolas de samba no Sambódromo

Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vai ao Terreirão do Samba deve desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima par

clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. No fim de semana seguinte, para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs, o serviço metroviário vai operar das 5h do sábado (17/02) até as 23h de domingo (18/02).

Divulgação: MetrôRio
Divulgação: MetrôRio

Funcionamento das estações do Centro e da Zona Sul

Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro têm funcionamento especial e contam com estruturas de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).

A estação Cinelândia/Centro tem horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque é pelo acesso E (Presidente Wilson), e só pode embarcar quem possuir cartão pré- adquirido. Já o desembarque é feito pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecem fechados durante o carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) fica aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana.

Já a estação Saara/Presidente Vargas, por sua vez, não abre durante os quatro dias de folia e no fim de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).

A estação General Osório/Ipanema também conta com bilheteria externa especial no acesso A (Praça General Osório). Já a estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema tem esquema especial, com embarque das 18h às 5h, somente com cartão pré-adquirido. Neste período, a compra do cartão MetrôRio pode ser feita na estação General Osório, no acesso A (Praça).

A estação Catete não abre nos quatro dias de carnaval (sábado, domingo, segunda e terça-feira) e no fim de semana seguinte. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário funcionam normalmente.

Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) operam das 5h às 23h30 nesta segunda-feira (12/02). Já na terça-feira (11 e 13/02), o funcionamento será das 7h às 22h30.

Devido aos blocos que podem ocorrer ao longo do trajeto do MNS, poderá haver interdições realizadas pela CET, alterando as vias que os ônibus percorrerão e farão seus embarque e desembarques.

Cartão Giro e pagamento por aproximação

A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

SERVIÇO

Metrô – Linhas 1, 2 e 4

Até terça-feira (13/02): funcionamento 24 horas, sem interrupção, até meia-noite de terça-feira (13/02). Na terça, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h.

Quarta-feira (14/02): funcionamento normal, das 5h à meia-noite

Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, das 5h de sábado (17/02) até as 23h de domingo (18/02)

Estações indicadas para acesso à Sapucaí

Setores pares: Praça Onze | Setores ímpares: Central do Brasil/Centro

Transferência entre as linhas 1 e 2

Até terça-feira (13/02): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

Metrô na Superfície (MNS) – Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea Sexta Segunda-feira (12/02): das 5h às 23h30

Terça-feira (13/02): das 7h às 22h30