Antes tarde do que nunca

Paraty trocará charretes de tração animal por modelo elétrico

Um decreto assinado na última sexta-feira (23/2) criou um Grupo de Trabalho para a realização de estudos e projetos para extinguir o uso de veículos de tração animal em passeios no Centro Histórico do município

Governo do Estado e Prefeitura de Paraty vão trocar charretes de tração animal por modelo elétrico
Foto: Fabrício Gomes_Setur-RJ

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a prefeitura de Paraty pode virar um case de sucesso para todo estado.

Um decreto assinado na última sexta-feira (23/2) criou um Grupo de Trabalho para a realização de estudos e projetos para extinguir o uso de veículos de tração animal em passeios no Centro Histórico do município. Segundo o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, uma das soluções é a utilização de charretes elétricas. A ideia é expandir para todo o estado esse modelo de Paraty.

–  Quando o prefeito Luciano Vidal me apresentou a ideia, eu prontamente enxerguei uma oportunidade de transformar a cidade de Paraty numa referência para todo o estado. Pedi à minha equipe técnica da Secretaria para viabilizar uma forma de a gente fazer essa licitação e já estamos trabalhando nisso. Queremos criar um programa estadual para encerrar, definitivamente, o trabalho de tração animal no turismo do Rio de Janeiro. As charretes elétricas aparecem como uma solução relativamente simples, sustentável e factível economicamente. A experiência que faremos aqui em Paraty vai provocar uma revolução em todo o estado – explicou Tutuca.

Quem também marcou presença foi a apresentadora e ativista da causa animal Luisa Mell. Após a assinatura do decreto, ela postou um vídeo numa rede social, visivelmente emocionada:

–  Vencemos! – disse ela.

Vale ressaltar que o município de Paraty é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco e recebe, anualmente, milhares de turistas do Brasil e do mundo.