Parceria capacita jovens em semiliberdade com cursos do Senac-RJ

Jovens em regime de semliberdade do sistema prisional, seus familiares e egressos do sistema receberão capacitação em cursos oferecidos pelo Senac-RJ. Serão ofertadas, a partir de agosto, aulas de informática fundamental e de habilidades socioemocionais, e qualificação em diversas áreas de atuação, como tecnologia, inovação, beleza, gastronomia, turismo, moda, design, entre outros. 

A medida é uma parceria entre Senac RJ e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase), vinculado à Secretaria Estadual de Educação.

Os jovens terão acesso a vagas gratuitas de cursos e poderão escolher o que estudar, em ambiente de aprendizagem regular de ensino nas unidades Senac-RJ. 

De acordo com o Degase, cerca de 700 menores de idade cumprem medidas socioeducativas. A reincidência chega a 46%. “Queremos reduzir esse número para 4%, pois nossa intenção é que os jovens continuem a fazer os cursos após cumprirem as medidas”, diz o diretor do departamento, Victor Hugo Poubel, em nota.