Parque Nacional da Tijuca é o segundo local mais visitado do Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca se tornou o segundo local mais visitado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.

O Parque Nacional da Tijuca se tornou o segundo local mais visitado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. A unidade de conservação, que acaba de completar 62 anos, recebeu no ano passado mais de 3,5 milhões de visitantes, batendo o recorde de 2016, ano da olímpiada no Rio, quando 3,3 milhões de pessoas estiveram no local.

Com 39 quilômetros quadrados, é composto por importantes áreas verdes da cidade, como o Parque Laje, as Florestas da Tijuca, da Gávea Pequena e das Paineiras.

Segundo Viviane Pacheco, chefe do Parque Nacional da Tijuca, o aumento de visitas no local se deu após o período de isolamento, imposto pela pandemia de covid.

Junto com a celebração do aniversário, foi reaberto o centro de visitantes, que passou por reforma geral. Ele abriga boa parte da história do Parque, que mantém uma área de exposição permanente, biblioteca, auditório e banheiros.

O Parque Nacional da Tijuca desde sua fundação, em 6 de julho de 1961, passou por várias mudanças, incluindo o acréscimo de terras, a partir de decreto em 2004, fazendo a inclusão do Parque Lage, Serra dos Pretos Forros e Morro da Covanca. 

Além de importância na educação ambiental, a unidade tem uma função climática fundamental para o Rio de Janeiro, auxiliando a manter a temperatura do estado.