Conservação

Pedra do Arpoador ganha mais um mutirão de limpeza e plantio

Ação é iniciativa do coletivo Bota pra Girar e conta com apoio da subprefeitura da Zona Sul

Pedra do Arpoador
Pedra do Arpoador

Com uma onda de calor estacionada sobre a cidade, praias cheias e aumento no volume de lixo deixado nas praias, o coletivo Bota pra Girar vai realizar amanhã, sábado (11/11), a 20ª edição das ações de limpeza e plantio em 2023 no local. Todos os frequentadores estão convidados a participar, assim como os diversos voluntários, também chamados “coadotantes”. O coletivo é adotante da Pedra do Arpoador, numa gestão liderada pela dupla Joel Rodrigues e Fernanda Cubiaco. 

Desta vez, além das atividades rotineiras, haverá o replantio de dois coqueiros no Largo do Millor. No primeiro semestre, os coqueiros que existiam no local foram atacados por roedores e precisaram ser retirados.

Para o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, a parceria com a sociedade civil na conservação das áreas públicas da cidade tem sido uma grande conquista.

“O coletivo Bota pra Girar tem sido um grande parceiro na conservação e no trabalho de conscientização sobre os cuidados necessários com a Pedra do Arpoador, que é um dos locais turísticos mais emblemáticos do Rio. Com as pessoas fazendo a sua parte e zelando pelo espaço com consciência ambiental e educação, todos nós ganhamos!”, afirma o subprefeito.

Segundo Fernanda Cubiaco, nesta edição o coletivo celebra a participação de 1500 voluntários agindo localmente dentro do movimento global de cuidados com a natureza.

“Esse é um trabalho que não tem fim. Além das ações de limpeza e plantio, buscamos em cada atividade mobilizar um número cada vez maior de pessoas alertando sobre a importância do cuidado com os resíduos deixados para trás. É um trabalho educativo permanente, que só é possível de ser realizado porque contamos com voluntários que acreditam na causa e sabem do impacto negativo que o descarte irregular de lixo pode trazer para o planeta e para as nossas vidas”, explica Fernanda.

A inciativa das atividades na Pedra do Arpoador é do coletivo Bota pra Girar, que é vinculado à Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar, e conta com o apoio da subprefeitura da Zona Sul, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Comlurb, além do  GreenMining, Ninho das Águias, Praia Limpa e EcoEduque, as atividades terão início às 8:30h 

Cronograma das atividades na Pedra do Arpoador, dia 11/11, sábado:

•         8h30 – recepção aos voluntários

•         8h45 – formação para uma saudação ao sol

•         9h – organização dos grupos para participação nas atividades relacionadas acima

•         9h15 – início das atividades de grupo – tempo estimado – 50 minutos

•         10h15/ 10h30 – retorno das atividades de plantio e limpeza

•         20 minutos para descanso – com oferta de água e frutas

•         10h45 – bate-papo e gravimetria

•         11h30 – reunião de todos para a fotão e finalização da atividade