Indo Mal

Pesquisa: 30% dos bares e restaurantes do RJ operam em prejuízo

Os resultados também indicam que apenas 35% dos bares e restaurantes conseguiram obter lucro, enquanto 33% permaneceram em equilíbrio financeiro

Pesquisa: 30% dos bares e restaurantes do RJ operam em prejuízo
Pesquisa: 30% dos bares e restaurantes do RJ operam em prejuízo

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa, realizada com empresários do setor entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro, no estado do Rio de Janeiro. Os dados revelam que 30% dos estabelecimentos do setor no estado operaram em prejuízo no mês de agosto. Esse número representa um aumento de 5% em relação à pesquisa anterior, realizada em julho. Os resultados também indicam que apenas 35% dos bares e restaurantes conseguiram obter lucro, enquanto 33% permaneceram em equilíbrio financeiro.

Comparado com o cenário nacional, o Rio de Janeiro está enfrentando uma situação ainda mais desafiadora, com 24% das empresas no Brasil operando em prejuízo.

Entre os principais motivos apontados pelos empresários do setor que tiveram prejuízo, destacam-se a queda das vendas no mês (82%), diminuição do número de clientes (52%), dívidas com impostos e taxas (40%), custos relacionados à localização (como aluguel, conservação e reformas) (36%), dívidas com empréstimos (32%), e aumento dos custos com alimentos e bebidas (32%).

De acordo com Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ, “os resultados do levantamento acendem um sinal de alerta e são um reflexo da situação desafiadora que o setor de bares e restaurantes no Rio de Janeiro está enfrentando. A pandemia já havia impactado gravemente nossos negócios, e agora, com o aumento dos custos operacionais, muitos empresários estão lutando para manter suas portas abertas. É fundamental que o poder público tome medidas efetivas para apoiar nosso setor, como a redução de impostos e taxas, além de incentivos fiscais. Precisamos de um ambiente propício para a recuperação e o crescimento.”

A pesquisa da Abrasel RJ também identificou outros desafios enfrentados pelos empresários, como custos relacionados à localização, custos com pessoal, custo da energia e taxas pagas às administradoras de cartões, vouchers e adquirentes.