Petrópolis: Comandante-geral dos Bombeiros acompanha buscas na Vila Felipe

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, acompanhou, na madrugada desta segunda-feira, dia 21, o trabalho de resgate de cinco vítimas fatais na Vila Felipe

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, acompanhou, na madrugada desta segunda-feira, dia 21, o trabalho de resgate de cinco vítimas fatais na Vila Felipe, uma das regiões do Bairro Alto da Serra, Petrópolis, atingidas pelos deslizamentos de terra em Petrópolis, na terça-feira passada, dia 15. Elas foram sinalizadas por cães.

– O Corpo de Bombeiro do Rio segue trabalhando, dia e noite, em busca de vida sob os escombros. Atuamos com equipes altamente especializadas, que realizam um trabalho técnico, que exige estratégia e paciência. Os militares contam com o apoio de mais de 50 cães, do Rio e de outros estados, que têm sido fundamentais para indicar os pontos em que há possibilidade de resgatarmos vítimas – destacou o comandante.

Uma média total de 500 militares da corporação, com apoio de 115 militares de outros estados, atua diariamente nas ações de resposta ao desastre climático, o pior da história do município, com acumulados que chegaram a 258,6 mm em 3 horas e 259,8 mm em 24h. Até o momento, o Corpo de Bombeiros do Rio resgatou 24 pessoas com vida. Até as 16h desta segunda-feira, dia 21, havia o registro de 178 óbitos.

A operação está distribuída por áreas críticas da cidade, em pontos em que há indicação de vítimas. As equipes se dividem em três áreas principais, os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O Posto de Comando Central fica no 15° Grupamento de Bombeiro Militar. A corporação também segue a varredura e monitoramento de rios, com uso de mergulhadores e apoio do drone.

Ajuda de outros Estados

O Corpo de Bombeiros fluminense conta com a ajuda de 16 estados da federação, que trouxeram cães e militares para as buscas em estruturas colapsadas