Praça Mauá recebe Festival de Ciência com shows de Teresa Cristina e Zélia Duncan

O festival marcará o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Museu do Amanhã
Museu do Amanhã , no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, patrocinará o primeiro Festival da Ciência da cidade, nesta quinta-feira (19/10) e na sexta-feira (20/10), na Praça Mauá, no Centro. O evento terá uma programação gratuita com atrações artísticas, muita música, talk shows e atividades para popularizar e estimular a curiosidade científica, além do pensamento crítico da sociedade. O festival marcará o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Bate-papo com Gregório Duvivier e shows de Teresa Cristina estão entre atrações

O evento terá um palco para atrações como Carrossel de Emoções, Teresa Cristina, Jards Macalé e Zélia Duncan. Também animam o público Ana Costa, Enzo Belmonte, Pedro Miranda. O encerramento do evento terá a participação da Bateria da Mangueira, que apresentará um repertório de sambas ligados a temas científicos. O DJ Sapucaia também está entre os convidados do evento.

“A Ciência diante de grandes desafios” é o tema central dos talk shows. Serão eles: “Desigualdades Sociais”, com Sidarta Ribeiro; “Mudanças Climáticas e Transição Energética”, com Suzana Kahn; “Educação Científica”, com Tamires da Purificação; e “A Ciência Brasileira e o Desenvolvimento”, com Ildeu de Castro Moreira. Gregório Duvivier será o mediador das conversas.

– É fundamental estarmos sempre promovendo e incentivando ações que estimulem as pessoas a buscarem novos conhecimentos. Quando mobilizamos a população, em especial, crianças e jovens, em torno dos temas científicos, os ganhos obtidos são imensuráveis – afirma Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.

Planetário levará telescópio que projeta imagem do sol

Várias instituições de ensino e de pesquisa do Rio de Janeiro farão parte do evento expondo suas produções científicas e promovendo atividades para os visitantes: Fiocruz, UFRJ, UNIRIO, IFRJ, CP2, UERJ, PUC-Rio, CBPF, CETEM, CNEN, IMPA, IBICT, INT. LNCC, MAST, Observatório Nacional, Jardim Botânico, Fundação Planetário e Espaço Ciência Viva.

O Planetário do Rio levará um telescópio que projeta a imagem do sol e permite que várias pessoas observem juntas em tempo real. O público também terá acesso a microscópios, games, óculos de realidade virtual e demonstração de drones.

Durante a celebração, o público poderá conhecer mais das ações desenvolvidas pela SMCT e se inscrever nas oficinas e cursos gratuitos oferecidos pela secretaria, por meio das Naves do Conhecimento, da Plataforma Rio On e do caminhão da Estação Rio de Tecnologia.

Os participantes terão acesso à inscrição em cursos como Comunicação Digital, Funcionalidades do Drive, Vídeos Temáticos com Capcut, Excel em Entrevista de Emprego, Computação Criativa com Microbit e Arduíno, Coaching 4.0, Criando Planilhas e Gráficos Dinâmicos, Design Gráfico, entre outros.

Desde dezembro de 2021, as Naves emitiram 32.621 certificados para os alunos aprovados nos cursos. Neste mês de outubro, foram abertas 3.900 vagas para as atividades gratuitas oferecidas nas nove unidades localizadas em: Madureira, Irajá, Triagem, Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança, Engenho de Dentro, Penha e Nova Brasília.

“Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema escolhido para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 em todo o país.

Serviço:

Festival da Ciência

19 e 20 de outubro (quinta e sexta-feira).
Das 10h às 17h (estandes e talk shows). Shows a partir das 17h.
Praça Mauá – Centro, Rio de Janeiro.

Programação Festival da Ciência

19/10 (quinta-feira)

16h – Talk Shows
18h – Show Enzo Belmonte
19h – DJ Sapucaia
20h – Show Pedro Miranda
21h – DJ Sapucaia
21h30 – Show do Carrossel de Emoções

20/10 (sexta-feira)

17h – Teresa Cristina
18h – DJ Sapucaia
19h – Jards Macalé
20h – DJ Sapucaia
21h – Zélia Duncan com a participação de Ana Costa
22h – DJ Sapucaia
23h – Bateria da Mangueira