Preservação

 Praia de Copacabana recebe mutirão de limpeza

Iniciativa é promovida pelo projeto Praia Circular que visa o engajamento da população e de parceiros comerciais para adoção de práticas sustentáveis

Praia de Copacabana recebe mutirão de limpeza no próximo sábado
Praia de Copacabana recebe mutirão de limpeza no próximo sábado

No próximo sábado (11) a praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vai receber uma ação especial, promovida por organizações e parceiros que estão trabalhando por um turismo mais sustentável nas praias cariocas. A partir das 9h, em frente ao quiosque Mar de Copa, será realizado um mutirão de limpeza do projeto Praia Circular que, desde março de 2023, vem implementando iniciativas de conscientização e orientação para a redução do consumo e substituição de itens plásticos na orla do Rio.

A ação terá participação de representantes do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) da União Europeia, Orla Rio, Riotur, UFRJ e voluntários. No mês de setembro, uma iniciativa semelhante, coordenada por eles, contou com a participação de 150 voluntários, e retirou das areias mais de 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único.

“Os mutirões de limpeza desempenham um papel indispensável na nossa comunidade. Cada resíduo recolhido corretamente representa um compromisso com a preservação de nossas praias, além da proteção da vida marinha. Estas iniciativas ajudam no momento atual e também cultivam a consciência ambiental, semeando mudanças duradouras. Basta cada um fazer a sua parte, e assim as próximas gerações encontrarão ambientes cada vez mais limpos e sustentáveis”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

O mutirão de limpeza será realizado na areia, em frente ao quiosque Mar de Copa, localizado na Av. Atlântica, na altura da rua Figueiredo de Magalhães, entre os postos 3 e 4, com o apoio do observatório socioambiental Route Brasil. Após a ação, todo o resíduo recolhido será direcionado para o local correto, visando a reciclagem.

“O mutirão de limpeza é uma excelente oportunidade de chamar a atenção para a questão do turismo sustentável, de repensar os hábitos de consumo e também de aprender mais sobre o impacto causado pelo uso do plástico” – destaca Tathiana Colturato, coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), da União Europeia.


A Orla Rio vem implementando diversas ações, em prol da sustentabilidade, na orla carioca. Em 2023, por exemplo, a concessionária passou a fazer parte do Conselho Empresarial do Ecossistema de Turismo, e foi reconhecida pela cidade como um equipamento turístico importante. Além disso, a Orla Rio assinou um termo de parceria com a Arquidiocese do Rio, que visa integrar e promover atividades voltadas ao desenvolvimento de ações sustentáveis. E a parceria com o Praia Circular só veio para somar, e para ratificar todo o posicionamento da concessionária, reafirmando o propósito de ser cada vez mais sustentável. Essa participação ativa nas praias da cidade está dentro de um pacote estratégico voltado para o turismo sustentável, a intenção é que os 309 quiosques ofereçam, cada vez mais, experiências mais significativas e com impacto positivo para o turismo da cidade.

Praia Circular

Lançado em março de 2023, o projeto Praia Circular é uma iniciativa desenvolvida pelo programa da União Europeia, Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), em conjunto com a Riotur e a Orla Rio, e tem como principal objetivo a conscientização sobre consumo e descarte de plástico na orla. O projeto visa o engajamento da população e de parceiros comerciais, inclusive quem trabalha nas areias para que adotem boas práticas e novos modelos de negócios, com base na redução do uso e na substituição desse material.

A iniciativa nasceu a partir de uma união de esforços, no âmbito do processo de inovação conduzido pela UE no Rio, após alguns encontros promovidos pelo CPAP, onde foram debatidas alternativas que pudessem auxiliar a cidade a buscar soluções para a redução do consumo de plásticos, especialmente os de uso único. O Praia Circular tem três linhas de ação: informação e capacitação, mapeamento do plástico no estabelecimento e adoção de novas práticas para a redução do consumo de plásticos.

Mutirão de Limpeza Praia Circular

Data: 11/11/2023, a partir das 9h

Concentração: quiosque Mar de Copa – Av. Atlântica em frente à rua Figueiredo de Magalhães.