Prefeitura de Cabo Frio adere à campanha Julho Amarelo, de prevenção e cuidados contra hepatites virais

Saúde cabo-friense reforça ações contra a doença, oferecendo diversos serviços nesta quinta-feira (27), na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, no Centro

O mês de julho é marcado pelas iniciativas que reforçam os cuidados preventivos contra as hepatites virais. Em Cabo Frio, para marcar o Dia das Hepatites Virais, em 28 de julho, nesta quinta-feira (27) a Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, reunirá diversas ações e atividades de saúde.

O evento, que acontece a partir das 9h, é aberto para toda a população, que poderá realizar testes rápidos, imunização, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de receber orientação nutricional e outras informações sobre a importância de manter hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida. Além das vacinas contra hepatite A e B, estarão disponíveis para aplicação imunizantes contra a influenza e a covid-19.

A Prefeitura aderiu à Campanha Nacional de Conscientização das Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, também reforçando os serviços de diagnóstico precoce, que são disponibilizados na rede pública municipal, por meio do Programa de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais.

De acordo com dados do programa, atualmente, 29 pacientes estão em tratamento contra hepatite B; um está em profilaxia; e 94 tiveram o tratamento concluído contra hepatite C.

Em média, o tratamento para o tipo C dura de 12 a 24 semanas, com uso de medicamentos específicos. Uma vez por ano, os pacientes que foram tratados retornam à unidade para realizar exames. Para a hepatite B, o tratamento é contínuo, dependendo do estágio da doença.

“As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explica a coordenadora do programa, Débora Theonilo.

Em caso de suspeita, o paciente pode buscar as unidades que oferecem a Testagem Rápida Diagnósticos (TRD): o Hospital Dia, no bairro São Cristóvão; o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; e o PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF), também é possível solicitar os exames laboratoriais para detecção da doença. Os casos positivos são direcionados para tratamento com médico especialista, no Hospital Dia e na Saúde Coletiva, localizada no PAM de São Cristóvão.

VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE É A MELHOR PREVENÇÃO

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a hepatite. A vacina contra o tipo A é disponibilizada nas unidades de saúde, para crianças acima de 12 meses e menores de cinco anos, fazendo parte do Programa Nacional de Imunização. Trata-se de uma vacina inativada, com esquema de duas doses com seis meses de intervalo.

Já a vacina para o tipo B é aplicada ao nascer, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda, e 180 dias da primeira para a terceira.

“O SUS disponibiliza testes rápidos para hepatites B e C, oferecidos nas unidades básicas de saúde, além de imunização. Não deixe de tomar as vacinas contra as hepatites A e B, e procure a unidade de saúde mais próxima de você”, disse a coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas.