Prêmio Academia Assaí 2023 ultrapassa 20 mil inscrições

A 6ª edição do Prêmio Academia Assaí, iniciativa que visa desenvolver e capacitar pequenos(as) empreendedores(as) para tornar o negócio mais estruturado e atrativo, recebeu 20.670 inscrições nos meses de abril e maio. A região Sudeste foi a segunda com maior número de participantes, representando 36% dos inscritos.  

Em 2023, as mulheres se destacaram ocupando 56% das inscrições de todo o país, enquanto homens são 44%. Em relação ao perfil etário desses(as) microempreendedores(as), a maioria tem entre 35 e 44 anos, 31% do total.  

Promovido pelo Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, o Prêmio Academia Assaí é voltado para pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, como ambulantes, comerciantes, inclusive aqueles que vendem por encomenda. Além do apoio financeiro de mais de R$ 1,3 milhão em prêmios, os(as) participantes passam por um programa de capacitação, com o desenvolvimento de habilidades e competências para a melhor gestão dos empreendimentos, e ainda recebem o reconhecimento dos seus negócios.  

No Sudeste, Grazielle Ferreira foi destaque do prêmio na edição de 2022 na categoria Vendas por Encomendas com o seu negócio Veganos & Especiais Culinária Inclusiva. Moradora de Niterói, a empreendedora apresentou o empreendimento inspirado no filho diagnosticado com alergias alimentares, o que levou a mãe a buscar opções de alimentos para atender às necessidades do filho, tornando-se Chef especializada em culinária inclusiva. “O prêmio abriu as portas para muitas oportunidades. Consegui uma bolsa de estudos em uma das mais renomadas escolas de artes culinárias do mundo, a francesa Le Cordon Bleu, e conquistei outras premiações importantes”, conta Grazielle.