Processo contra vereador no RS que ameaçou de morte Frei Sérgio Görgen é arquivado

A Câmara de Vereadores de Salto do Jacuí arquivou o processo de investigação e cassação contra o vereador da Casa José Sérgio (Progressistas), que havia ameaçado de morte o religioso Frei Sérgio Antônio Görgen ofm.

A justificativa da Comissão que avaliou o caso foi de que as ameaças foram proferidas devido ao fato de José Sérgio estar “com suas emoções alteradas”, além de ser uma pessoa de “pouca instrução escolar”. A Comissão apenas sugeriu que o vereador se retratasse na tribuna, o que acabou acontecendo.

As ameaças contra a vida do religioso foram proferidas em plena tribuna da Câmara, durante sessão transmitida ao vivo, na qual José Sérgio sugere que “se alguém meter uma carga de baletão na cabeça desse frei, não se surpreendam”. Após, ele próprio se coloca à disposição: “se precisar de um cara para fazer a cabeça desse padre, eu estou disponível”.

Por fim, acrescenta ainda que “um cara desses não merece viver”. A transmissão da sessão pode ser conferida neste link. Os trechos citados da fala de José Sérgio podem ser conferida entre 03h44min e 03h50min.

A denúncia havia sido iniciada pelo próprio Frei à ouvidoria da casa, que encaminhou ao Presidente da Câmara municipal, o vereador Sandro Drum (MDB), que iniciou o processo de apuração.

Pouca instrução e emoções alteradas

Agora, durante a primeira sessão ordinária de 2023, realizada no dia 22 de fevereiro, a denúncia de possível quebra de decoro parlamentar foi arquivada.

A vereadora Priscila (Progressistas) leu o parecer da Comissão Processante, afirmando que “a relatora concluiu que a manifestação do vereador José Sérgio foi feita em defesa dos interesses da municipalidade, principalmente da terra, da agricultura, do direito à propriedade produtiva e em defesa da coletividade, e que o mesmo somente se excedeu em função de sua pouca instrução escolar e porque, no momento de sua fala, encontrava-se com suas emoções alteradas”.

Retratação

Por fim, o relatório ainda contemporiza que “embora reconhecidas as circunstâncias que levaram o vereador a proferir as manifestações, é recomendável que o mesmo se retrate de forma pública através da tribuna”.

Aberto espaço para a tribuna, segundo consta na ata da mesma sessão, o vereador José Sérgio se retratou, dizendo que a fala que motivou o processo foi equivocada e que se excedeu no momento, mas que ainda não concorda com o Frei. Desejou uma boa vida ao Frei Sérgio, reiterando que jamais faria nada contra a vida do mesmo.

Em sua página do Facebook, Frei Sérgio afirmou que irá recorrer do arquivamento do processo. Além disso, afirmou que dará sequência à denúncia no Ministério Público e na justiça comum, por entender que a impunidade será um “estímulo ao crime”.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko