Programas culturais gratuitos para curtir na capital carioca em novembro

Neste mês de novembro, não faltam opções de lazer gratuito em diferentes bairros da cidade do Rio e para todos os gostos.

Quem curte um bom roteiro cultural e admira literatura, arte e música, tem sempre programa garantido no Rio de Janeiro. Neste mês de novembro, não faltam opções de lazer gratuito em diferentes bairros da cidade e para todos os gostos.

Neste sábado (06/11), a Feira do Lavradio, no Centro, comemora 25 anos. Para celebrar esta data tão importante, a programação está imperdível: além do Circuito de Jazz na Feira, que começa às 16h, a Feira apresenta o projeto ”Lavradio Literário”, que conta com o lançamento de livros, exposição dos quadros da artista visual Fernanda Lima e presença do fotógrafo Walter Firmo. O evento acontece na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h.

Pertinho dali, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, na Praça Tiradentes, está aberta ao público a Exposição de Artesanato do Piauí. No local, os visitantes poderão apreciar o artesanato piauiense e toda a sua diversidade por meio da produção de artesãs e artesãos em artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. As peças artesanais selecionadas para a mostra, feitas à mão por diversos núcleos de artesanato do estado nordestino, são comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda. A exposição fica no espaço até o dia 15/11 e é uma realização do Sebrae no Piauí, com curadoria do designer Renato Imbroisi.

Outra excelente opção para quem se encanta pelo artesanato brasileiro é o Museu do Pontal, reaberto recentemente em uma nova sede, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O percurso expositivo, com cores e aberturas que permitem vislumbrar uma perspectiva do amplo espaço de mil metros quadrados, foi pensado para revestir de magia e encantamento o mergulho do público no universo da arte popular.

E na Zona Sul, no fim de semana dos dias 20 e 21/11, acontece a tradicional Babilônia Feira Hype, no bairro da Lagoa, que na ocasião completará 25 anos e promete realizar uma edição ainda mais especial. A feira cultural e turística oficial da capital carioca, reúne em um só lugar moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia, comercializados diretamente por seus produtores. O espaço abriga entre 120 a 150 expositores e proporciona sempre um ambiente aconchegante e convidativo a todas as tribos, em edições ao longo do ano.   

SERVIÇO:

FEIRA DO LAVRADIO

Rua do Lavradio – Centro

Visitação: Todos os sábados

Horário de funcionamento: Das 10h às 19h

Entrada: Gratuita

EXPOSIÇÃO NO CRAB

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)

Praça Tiradentes, 69 – Centro

Visitação: Até 15/11/2021

Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado, das10h às 17h.

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório e o visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro)

MUSEU DO PONTAL

Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/Nº – Barra da Tijuca

Horário de funcionamento: Quinta a domingo, das 10h às 18h*

*O acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do museu.

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório e o visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro)

BABILÔNIA FEIRA HYPE

Parque das Figueiras – Avenida Borges de Medeiros, 1426 – Lagoa

Edição de aniversário: 20 e 21 de novembro de 2021

Horário de funcionamento: Das 14h às 22h

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório)