Pronunciamento de Diogo Abry Guillen na Sabatina da CAE

Excelentíssimo senhor Senador Otto Alencar, Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos; Excelentíssimo senhor Senador Espiridião Amin, Relator do processo que trata da indicação do meu nome a Diretor do Banco Central do Brasil; Excelentíssimas senhoras Senadoras e Excelentíssimos senhores Senadores; demais autoridades presentes, profissionais de imprensa e aqueles que nos assistem pela TV Senado, senhoras e senhores, muito bom dia. É com enorme honra e satisfação que compareço a esta Comissão na condição de indicado ao cargo de Diretor do Banco Central do Brasil. Agradeço ao Presidente do Banco Central do Brasil pelo encaminhamento do meu nome e ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República pela honra concedida ao indicar o meu nome à apreciação desta Casa. Julgo relevante, diante de tamanha honra, tecer alguns breves comentários sobre a minha trajetória e minha perspectiva da missão do Banco Central para avaliação desta Casa. Reforço, desde já, meu esforço incondicional e meu comprometimento para o melhor uso das minhas experiências acadêmicas e profissionais no intuito de uma condução de política econômica em sintonia com a missão e objetivos do Banco Central do Brasil. Minha trajetória acadêmica começou há vinte anos ao cursar a graduação em Ciências Econômicas da PUC-Rio. Desde então, macroeconomia e macrointernacional despertaram meu interesse, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista ligado a políticas públicas e ao entendimento conjuntural. Outra área de interesse acadêmico, relacionada a temas de política monetária, se manteve durante o curso de mestrado, quando me especializei em tópicos referentes à formação de preços e expectativas de inflação, inclusive com publicações posteriores. Findo o mestrado, cursei o doutorado na Universidade de Princeton, estudando temas referentes à condução ótima de política monetária, formação de preços e o entendimento das relações financeiras e econômicas entre países.

Não obstante o mergulho acadêmico, o interesse pela economia mais conjuntural e ligada às políticas econômicas aplicadas se manteve durante todo esse período. Durante o doutorado, tive a oportunidade de trabalhar, por alguns meses, no Banco Central da Bélgica e no Federal Reserve – Minneapolis, Estados Unidos, convivendo com alguns pesquisadores que são referências na construção de modelos macroeconômicos usados por bancos centrais de diversos países, além de melhor entender aspectos empíricos na formação de preços. Ao fim do doutorado, optei por voltar para o Brasil e trabalhar no mercado financeiro, onde aprimorei meu entendimento e técnicas de acompanhamento econômico, construindo cenários e projeções para diversos países, incluindo Estados Unidos e vários países emergentes. Concomitante ao trabalho no mercado financeiro, lecionei no Mestrado de Macroeconomia e Finanças da PUC-Rio, oferecendo cursos em Macroeconomia Empírica e Finanças Internacionais, além de orientar ou coorientar alunos no mestrado acadêmico, profissional e no doutorado. A maior parte das dissertações e teses versava sobre temas de política monetária, macroeconomia internacional ou métodos empíricos para previsão de séries econômicas. Em 2015, transferi-me para a Itaú Asset Management, onde recentemente atuei como Economista Chefe, liderando os times de pesquisa macroeconômica, pesquisa quantitativa e ciência de dados da instituição. Concomitante ao trabalho na Itaú Asset, tornei-me professor do mestrado e do doutorado do Insper, novamente oferecendo cursos em Economia Monetária e Finanças Internacionais, além de orientar vários alunos de mestrado e doutorado, com teses e dissertações apresentadas em conferências nacionais e internacionais.

Este é o conjunto de competências e experiências que pretendo agregar às já existentes na Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil com o objetivo de contribuir com o cumprimento da importante missão de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade. Caso receba o voto de confiança desta valorosa Comissão e minha indicação seja confirmada pelo plenário do Senado Federal, não tenho dúvidas de que minha experiência acadêmica e profissional pode se somar ao trabalho de excelência do Banco Central do Brasil. Antes de encerrar, gostaria de tecer alguns comentários sobre a missão do Banco Central do Brasil. O atingimento de uma inflação baixa e estável ao longo do tempo, conforme meta e intervalos estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, seguindo o regime de metas para a inflação, é parte da missão do Banco Central e de seu objetivo fundamental. A manutenção, ao longo do tempo, de uma inflação baixa exige monitoramento constante e atento, associado a uma comunicação eficaz, para a melhor tomada de decisões. Tão somente com essa postura é que manteremos a inflação baixa e estável e reduziremos os riscos futuros da inflação, proporcionando também uma redução estrutural da taxa de juros; contribuindo, de forma relevante, para o bem-estar econômico da sociedade, suavizando as flutuações do nível de atividade econômica e fomentando o pleno emprego. Sobre o sistema financeiro, o Banco Central deve manter, por meio de regulação e supervisão, o bom funcionamento desse sistema para garantir a intermediação eficiente de recursos, assim como gerenciar adequadamente e mitigar os riscos. É parte da agenda do Banco Central, assim como de sua missão, um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo. Caso Vossas Excelências concedam-me a honra de aprovação de meu nome para o cargo de Diretor do Banco Central do Brasil, assumo, desde já, o compromisso de oferecer todo o meu conhecimento e minha experiência para atuar junto com os demais membros da Diretoria Colegiada no cumprimento da missão institucional e dos objetivos do Banco Central.

Agradeço a atenção e me coloco à disposição de Vossas Excelências para atender a eventuais questionamentos. Muito obrigado!