Quintino: familiares de imigrante de Guiné Bissau morto em Curitiba pedem Justiça

               Quintino Correia, 25 anos, natural da Guiné-Bissau, morreu no último dia 24, durante uma cirurgia de risco. De acordo com amigos e familiares, a cirurgia foi realizada em decorrência da tentativa de homicídio que sofreu no centro de Curitiba, em dezembro de 2021. Até hoje, a morte do imigrante não foi investigada e os familiares pedem por Justiça.
Ele morava no Brasil há um ano, junto com os primos, trabalhava para ter uma vida melhor e sonhava em voltar para Guiné-Bissau. 
:: "O racismo estrutural visa eliminar o povo negro brasileiro", diz representante da Conen ::
Tiro na ida para o trabalho
No dia 23 de dezembro, Quintino estava indo trabalhar de bicicleta, próximo às seis da manhã, no centro de Curitiba, quando ouviu alguém lhe chamando. Ao virar, levou dois tiros no braço e no tórax. Ele chegou a ser socorrido na rua e levado ao Hospital Cajuru. Só lá, conseguiu avisar aos primos que moram com ele. Foi submetido a uma cirurgia, tendo alta no dia 30 de dezembro.
Segundo o estudante de engenharia da computação e primo de Quintino, Junior Co, com a melhora do estado de saúde, eles foram até a Delegacia de Homicídios, para fazer boletim de ocorrência e pedir investigação. “Chegou a ser noticia em várias mídias. Mas deram como assalto. Só que, até agora, a polícia não nos deu nenhuma resposta”, conta.
Piora do estado de saúde e falha no atendimento médico
Um mês depois, Quintino começou a passar mal e precisou retornar ao hospital.  ”Os médicos avisaram que o fígado estava debilitado. Com isso, ele começou a dizer para gente que sabia que iria morrer. Ele começou a se despedir, dizia que nunca fez mal a ninguém. Vivíamos entre nós, todos juntos. Ele não conhecia quase ninguém fora do nosso núcleo. Era trabalho, casa e igreja, a rotina dele”, relata Junior.
O enfermeiro e também primo de Quintino, Marceano Té, disse que houve omissão também por parte do atendimento médico. “Era para ele ser transplantado. Mas disseram que a documentação dele de imigrante não era compatível ao socorro que ele necessitava. Eu sou da saúde e sei que é primeiro a vida e depois as burocracias”, diz.


Quintino e os primos participaram do Ato Antirracista em repúdio a morte de Moise, no RJ / Arquivo pessoal

O advogado representante de Quintino chegou a conseguir uma liberação para o transplante dois dias depois, mas já era tarde e ele acabou morrendo.
Para os familiares, o que aconteceu foi uma brutalidade e eles pedem por justiça. “Tudo o que aconteceu com ele foi errado. No centro tem muitas câmeras. Mas eu acho que se fosse um branco, os policiais teriam acudido e já teriam resposta. O mesmo na saúde. Para eles, Quintino foi só mais um preto a morrer”, diz Junior.
“Na semana passada nos despedimos dele, o corpo está indo para Guine Bissau para ser enterrado. O sonho dele de uma vida melhor foi atropelado por alguém que nem sabemos quem é. Por aqui, além da revolta, estamos cansados e todos tristes”, complementa.
:: Brasil deve avançar na integração de refugiados, dizem especialistas ::
De acordo com as diretrizes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), “os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degradante. De igual modo, os direitos econômicos e sociais que se aplicam aos refugiados são os mesmos que se aplicam a outros indivíduos. Pessoas refugiadas devem ter acesso à assistência médica.”
Racismo estrutural
Para o vereador de Curitiba Renato Freitas (PT), as mortes de Moïse e Quintino são parte de uma mesma política. “É uma política do Brasil de eliminação, de genocídio e violência constante pelo racismo estrutural. Recebemos os irmãos do Haiti, Congo, Guiné, mas não existe política de acolhimento”, afirma.
Leia também: Curitiba terá ato em memória de Moïse e em apoio ao mandato do vereador Renato Freitas 
De 2011 a 2020, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil recebeu mais de 50 mil refugiados.
O Brasil de Fato Paraná entrou em contato com a Polícia Civil pedindo esclarecimentos sobre a investigação do caso. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.
        Fonte:  BdF Paraná
   Edição: Lia Bianchini