Rádio Nacional apresenta programa dedicado à cantora Liniker

Artista é primeira trans brasileira a receber Grammy Latino

Neste sábado (10), às 20h, a Rádio Criolina, programa da Rádio Nacional, exibe uma edição especial dedicada à cantora Liniker, primeira artista transgênero brasileira a receber prêmio no Grammy Latino. A cantora venceu a categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o disco Indigo Borboleta Anil e foi ovacionada durante breve discurso feito em espanhol na premiação, em novembro.

Durante a atração da emissora pública, a obra musical e a trajetória da artista ganham tributo inédito. A cantora, compositora, atriz e artista visual é ex-integrante da Banda Liniker e os Caramelows, com quem lançou o EP Cru em 2015. Na época, os vídeos com a interpretação das canções do projeto ganharam milhões de visualizações rapidamente.

No ano seguinte, a banda apresenta seu álbum de estreia, intitulado Remonta, gravado com ajuda dos fãs por meio de financiamento coletivo. O disco repercutiu internacionalmente e ganhou atenção da imprensa estrangeira.

Em 2021, Liniker lança seu primeiro álbum solo, o premiado Indigo Borboleta Anil, que conta com as colaborações de Milton Nascimento, Tassia Reis, Tulipa Ruiz, entre outros nomes de peso da música brasileira. Com 11 canções, o disco trafega por diversos ritmos, do hip hop ao samba, e faz uma viagem pelos reencontros da artista com suas principais referências e com sua ancestralidade.

Rádio Criolina

Espaço dedicado à diversidade da produção musical, o programa Rádio Criolina traz um apanhado de experiências e trocas musicais realizadas por DJ´s em viagens pelo Brasil e pelo mundo, passando por festivais, shows, clubes e festas de rua.

Rádio Nacional aos sábados, às 20h, apresenta atração semanal com foco na música brasileira contemporânea, nas obras de artistas mundiais e suas influências das misturas africanas e latinas, com citações de obras dos anos 1960 e 1970 que servem de referência até os dias de hoje.

#VemOuvir

Entretenimento, esporte, bate-papo e notícia são alguns dos conteúdos apresentados pela Rádio Nacional. As faixas musicais da programação trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Rádio Nacional está no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.

A rádio também marca presença no Spotify com o perfil Rádio Nacional. Os fãs podem ouvir novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A participação do público é assegurada por meio das redes sociais e pelo WhatsApp. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Rádio Nacional.

Transmissões em rede na banda estendida

A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações que marcam os últimos anos. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em 2021, presença em outras três capitais brasileiras, na chamada banda estendida.

Serviço

Rádio Criolina – Especial Liniker – sábado, dia 10/12, às 20h, na Rádio Nacional

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

Da Agência Brasil