Resultado da Black Friday 2022 decepciona no e-commerce

Apesar da expectativa, a Black Friday 2022 deixou a desejar para os vendedores do setor online no Brasil.

Apesar da expectativa, a Black Friday 2022 deixou a desejar para os vendedores do setor online no Brasil. Se comparada ao mesmo período de 2021, a data teve uma queda de 28% nas vendas na internet, segundo a Neotrust. Vários fatores contribuíram para o desempenho ruim deste dia tão esperado pelos comerciantes.

O valor total das vendas na internet no dia 25 de novembro ficou em cerca de R$ 3,1 bilhões. De acordo com o mesmo levantamento da Neotrust, o e-commerce vem em queda durante o ano inteiro no Brasil, em vários indicadores:

  • O valor do tíquete médio das compras caiu 5,9%;
  • O número de pedidos caiu 23%;
  • A quantidade de produtos vendidos caiu 13,5%.

Outra informação divulgada pelo estudo mostra que o perfil de compras do consumidor também se modificou. Enquanto menos pessoas buscaram eletrônicos, como celulares, mais pessoas procuraram descontos em bebidas e comidas.

Motivos para a queda: brasileiro está sem dinheiro

Esse foi o pior desempenho da Black Friday no Brasil desde sua chegada ao país, e a queda pode ser explicada por vários motivos. 

O endividamento recorde das famílias brasileiras é a razão mais aparente. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, oito em cada dez famílias estão endividadas no Brasil, sendo que 30% já têm contas atrasadas.

Ainda que a inflação tenha recuado um pouco nos últimos meses, o poder de compra do brasileiro continua limitado.

Motivos para a queda: “final” da pandemia

Depois de dois anos onde as compras pela internet eram “a única opção” da Black Friday, 2022 marcou o retorno completo das vendas in loco nesta data. Se a “volta do normal” foi comemorada por vários setores, pode ao mesmo tempo ser considerada um dos motivos da queda nas vendas online.

Muitas pessoas ainda não têm confiança nas compras pela internet e preferem, quando possível, ir até uma loja para escolher seus produtos. Itens que precisam ser provados, como camisetas, calçados e bonés, são os que a internet mais deixa de vender se há opções de lojas físicas funcionando próximo aos consumidores.

Motivos para a queda: estratégias equivocadas

Outro motivo para a queda nas vendas pode ser um problema de comunicação dos próprios vendedores. O Diário Carioca alertou, há algumas semanas, sobre os erros que os e-commerces poderiam cometer durante a Black Friday. Não conseguir atingir o consumidor com ofertas atraentes pode ter sido uma das razões da queda nas vendas.

Isso porque a concorrência na internet é cada vez maior. Segundo a AWISEE, Agência de SEO internacional, tanto no Google quanto em redes sociais, como Instagram ou Tik Tok, quanto mais conteúdo é criado, mais difícil fica aparecer para seus clientes, seja de forma orgânica ou paga.

Portanto, mesmo que esteja disposto a investir em propaganda na internet, um e-commerce pode passar despercebido se não utilizar uma forma de comunicação atraente.

Olhando para a frente: o Natal vem aí

Ainda que o resultado da Black Friday 2022 tenha sido decepcionante para os e-commerces, o faturamento da data não pode ser desperdiçado pelo setor. Por isso, os comerciantes já tornaram suas atenções para o que pode ser feito e já estão se esforçando para aumentar as vendas de Natal. 

Segundo a Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas, a expectativa é de que as vendas de Natal injetem mais de R$ 66 bilhões na economia. Segundo uma pesquisa feita pelo CNDL, 73% dos brasileiros pretendem dar presentes de Natal em 2022, um número muito parecido com os 77% de 2021. Entre os que não vão presentear, 28% afirma que não o farão por não ter dinheiro.