Cidade Maravilhosa

RioFilme Lança Observatório do Audiovisual Carioca: Investimentos, Números e Tendências

Ferramenta estratégica mapeia dados, revela investimentos e destaca tendências no cenário audiovisual do Rio de Janeiro.

Vista do Rio de Janeiro - Arquivo / Prefeitura do Rio
Vista do Rio de Janeiro - Arquivo / Prefeitura do Rio

A RioFilme, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, anunciou o lançamento do Observatório do Audiovisual Carioca, que está disponível neste site.

Essa ferramenta estratégica, desenvolvida a partir da plataforma Siurb do IPP, visa mapear dados relevantes no Rio de Janeiro, fornecendo informações essenciais para investimentos e promovendo a cidade como destino cinematográfico internacional.


Investimentos e Editais:

  • Aporte Financeiro: Em 2022, a RioFilme investiu expressivos R$ 55 milhões, mais que o dobro do ano anterior.
  • Editais Beneficiados: O número de propostas beneficiadas por editais cresceu, atingindo 145 projetos, quase o dobro do registrado em 2021.

Filmagens no Rio de Janeiro:

  • Diárias Autorizadas: Em 2022, foram autorizadas 7.174 diárias de filmagem, destacando o Rio como uma das cidades mais filmadas do mundo.
  • Comparação Internacional: Cidades como Madri, Paris e Lisboa têm números inferiores às filmagens no Rio de Janeiro.

Locais Mais Filmados:

  • Região Mais Filmada: A zona sul lidera as filmagens, seguida pelas zonas norte e oeste.
  • Bairros Destaque: A região central é a mais procurada, seguida por Barra da Tijuca e Flamengo.

Origem das Equipes de Filmagem:

  • Principais Produtoras: Após as cariocas, São Paulo lidera as origens das produtoras que escolhem o Rio como destino cinematográfico.

Tendências do Mercado:

  • Tipo de Obra: Em 2022, séries predominaram com mais de 40% das filmagens; em 2023, longas-metragens lideram, seguidos por séries e novelas.

Conclusão: O Observatório do Audiovisual Carioca surge como uma ferramenta valiosa para entender os rumos do setor no Rio de Janeiro, destacando investimentos, áreas mais filmadas e as principais tendências de produção. Essa iniciativa reforça a importância da cidade como um polo audiovisual vibrante e atrativo para a indústria cinematográfica nacional e internacional.