Rogério Marinho é indicado do PL para disputar a presidência do Senado em 2023

“Faremos uma presidência a favor do Brasil”, garantiu o candidato.

O senador eleito pelo Rio Grande do Norte e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi escolhido de forma unânime pelo Partido Liberal (PL) como candidato à presidência do Senado no biênio 2023/2024. A decisão foi tomada em reunião na sede do partido, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (7).

Marinho defende que o Senado precisa reconquistar seu protagonismo, combatendo abusos e excessos cometidos por outros poderes. “Hoje, temos parlamentares amordaçados, que perderam o direito de se comunicar com seus eleitores, inclusive por meio da internet. O Presidente do Congresso Nacional não pode continuar omisso perante as agressões ao parlamento e à democracia brasileira”, defendeu. “Entendemos que é necessária uma candidatura que defenda um parlamento forte e independente, e um Senado em condições de restabelecer a normalidade democrática e a liberdade de opinião”, sustentou o candidato.

Segundo o parlamentar, o recado do povo brasileiro é claro. “Nossa candidatura é a favor do Brasil e representa uma parcela muito expressiva da população que exige mudanças na postura do parlamento”, apontou. “O que se espera do presidente do Senado é que ele seja um árbitro, que não tome parte e não seja obstáculo para ações do Legislativo e do Executivo, o que não tem acontecido”, completou.

Em 2023, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, contará com a maior bancada do Senado Federal, somando 15 dos 81 parlamentares. A eleição está marcada para o dia 1º de fevereiro do ano que vem