Rolé Carioca lança ambiente virtual com acervo exclusivo do Museu Histórico Nacional

Plataforma reúne jogos, análise histórica de obras, audiodescrição, vídeos e curiosidades

Patrocinado pela Petrobras, o Rolé Carioca lança ambiente virtual com acervo exclusivo do Museu Histórico Nacional, que acaba de comemorar seu centenário. Para quem não participou do tour pelo MHN em abril deste ano, o ambiente oferece uma experiência dinâmica aos visitantes online a partir de 3 de julho. 

“Como um projeto de educação patrimonial, é essencial para o Rolé propor atividades e conteúdos duradouros sobre Instituições que visitamos, e poder junto ao Programa Petrobras Cultural viabilizar um espaço de interatividade e pesquisa decolonial é um marco para o projeto”, reforça Isabel Seixas, idealizadora do Rolé. 

O acervo digital reúne pesquisas realizadas pelo Rolé e análises históricas das obras, bem como audiodescrição e libras para acessibilidade. A plataforma interativa ainda integra jogos, descobertas de fatos passados, um curta-documentário sob a ótica decolonial e uma vídeo oficina. Por fim, um espaço convite aberto ao público para registrar relatos sobre o acervo e museu no mapa de memórias do Rolé. 

A plataforma 100% online e gratuita está disponível no site oficial do projeto cultural. 

Serviço 

Rolé Carioca lança ambiente digital 

Gratuito – Online

Lançamento: a partir de 03 de julho

Onde: https://www.rolecarioca.com.br/role-carioca/MHN/ 

Sobre Rolé Carioca

O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, o Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo etc.

Criado em 2012 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais do Rio para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

O canal de vídeos do Rolé está no ar e em constante crescimento, já tendo mais de 50 vídeos disponíveis sobre a história do Rio de Janeiro e ao longo do ano novos conteúdos serão lançados. O conteúdo é de utilidade para professores, alunos, moradores e turistas que querem descobrir mais sobre a cidade: (www.youtube.com/@RoleCarioca

https://www.rolecarioca.com.br/ | https://www.instagram.com/rolecarioca/