Rover Curiosity captura panorama de alta resolução de sua casa em Marte

(CNN) O rover Curiosity da NASA está encantando aqueles de nós na Terra com fotos impressionantes de Marte desde que aterrissou em 2012. Mas sua imagem mais recente é um panorama detalhado que ultrapassa todos os outros, costurados usando mais de mil fotos.

As fotos foram tiradas pela Curiosity durante o Dia de Ação de Graças em 2019 usando a lente telefoto na câmera do mastro do veículo espacial. Juntas, as imagens incluem 1,8 bilhões de pixels.
Um segundo panorama menor também foi produzido usando a lente de ângulo médio do rover. Ele contém 650 milhões de pixels e também mostra o braço e o deck robóticos do veículo espacial.
As imagens foram capturadas pelo Curiosity entre 24 de novembro e 1º de dezembro. A curiosidade “funcionou” durante o feriado de Ação de Graças, enquanto sua equipe ligada à Terra tirava uma folga para apreciar o feriado. Antes da partida da equipe, eles enviaram comandos para posicionar suas câmeras e garantir que suas imagens fossem nítidas.

Depois disso, o Curiosity não tinha mais nenhum comando de espera, então o veículo espacial ficou parado e se afastou.
A cada dia, ao longo de quatro dias, o veículo espacial fazia imagens entre o meio-dia e as 14h. hora local para que a iluminação seja consistente nas fotos.
Ambos os panoramas revelam a atual casa do Curiosity em Glen Torridon. É uma região perto do Monte Sharp, com o nome de Northwest Highlands da Escócia, que contém algumas das rochas mais antigas do mundo.
Em Marte, Glen Torridon está cheio de intrigantes depósitos minerais de argila que o Curiosity tem observado. Ele está localizado na Cratera Gale, um vasto leito de lago antigo, vasto e seco, com uma montanha de 409 metros no centro. O pico do Monte Sharp é mais alto do que o limite da cratera.
Córregos e lagos provavelmente encheram a Cratera Gale há bilhões de anos, razão pela qual a NASA pousou o veículo espacial em 2012.
“Enquanto muitos em nossa equipe estavam em casa saboreando peru, o Curiosity produziu esse banquete para os olhos”, disse Ashwin Vasavada, cientista de projeto do Curiosity no Jet da NASA. Laboratório de Propulsão. “Esta é a primeira vez durante a missão que dedicamos nossas operações a um panorama estéreo de 360 ​​graus.”
As equipes de volta à Terra colocam cuidadosamente as imagens juntos para o panorama. Uma ferramenta especial no site JPL permite ampliar e ver os detalhes do plano de fundo de perto.
A curiosidade também compartilhou um panorama de 1,3 bilhão de pixels em 2013 como coletou rochas.

Mais informações sobre o assunto