Ruy Castro e José Castello marcam presença em oficinas virtuais do Instituto Estação das Letras em abril

Os escritores compartilharão suas experiências com gêneros literários

Exímio contador de histórias, responsável por biografias como a de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, por recuperar episódios da bossa nova, do samba-canção e do Rio de Janeiro dos anos 20, Ruy Castro navegou pelos mais diversos gêneros literários e compartilha sua experiência em encontros virtuais ao vivo pelo Instituto Estação das Letras em “Os Três Graus da Escrita: Ficção, não ficção e crônica” dias 06, 07 e 08/04, das 19h às 21h.


A não ficção. Os segredos da biografia, da reportagem e da reconstituição histórica; Ficção. Os romances que exigem pesquisa e os que se valem exclusivamente da imaginação; e Crônica. Como “conversar” com o leitor, como descobrir assuntos e o que é ou não assunto de crônica fazem parte do escopo das aulas.

Ainda em abril, o escritor José Castello dá início ao seu “Estúdio da Crônica”, dias 16 e 17/04. Depois, em 14 e 15/05; 18 e 19/06; e 16 e 17/07 (sextas, das 18h às 21h, e sábados, das 10h às 13h).

A proposta do Estúdio da Crônica é que cada aluno trabalhe sempre sobre o mesmo texto que será lido, discutido, reescrito, relido e rediscutido – até o limite. Ao fim do processo, cada participante terá, enfim, uma crônica pronta. Resultado de um longo processo de escrita pessoal, mas também de reflexão coletiva. Esse texto servirá como um possível ponto de partida para seu trabalho pessoal de cronista.

Cada aluno deve apresentar no ato da inscrição um rascunho de uma pequena crônica a ser trabalhada durante a oficina. O texto não deve ter mais que duas páginas e meia de Word, em corpo 14, tendo no máximo 6.000 caracteres, com espaços. “Esse texto – precário, imperfeito, incompleto – servirá como ponto de partida para o trabalho a ser desenvolvido ao longo dos quatro meses de estúdio”, orienta o professor.

Informações pelo https://www.estacaodasletras.com.br/cursos e inscrições no [email protected] e whatsApp  (21) 99127-4088