Santa Maria Madalena se torna "Cidade das Estrelas"

O governador Cláudio Castro sancionou, nesta segunda-feira (10/1), a Lei 9543/2022 que declara o município de Santa Maria Madalena como “Cidade das Estrelas".

O governador Cláudio Castro sancionou, nesta segunda-feira (10/1), a Lei 9543/2022 que declara o município de Santa Maria Madalena como “Cidade das Estrelas”.

De autoria da deputada Adriana Balthazar (Novo), além de conceder o título ao município da região serrana fluminense, a Lei autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes.

“O título revela a capacidade turística de Santa Maria Madalena e insere a cidade no roteiro turístico do Estado, contribuindo para movimentar a economia de toda a região”, ressaltou Adriana Balthazar.

Santa Maria Madalena abriga o Parque Estadual do Desengano, que, em dezembro, recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA).

Graças a um trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque recebeu a certificação internacional por abrigar uma área de excepcional qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial, protegendo e fomentando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia