Senac e Degase firmam parceria para capacitação socioprofissional no Rio de Janeiro    

Parceria assinada nesta terça-feira (18) com a presença de autoridades públicas e membros do judiciário irá beneficiar jovens do programa individual de Semiliberdade com cursos socioemocionais e de informática fundamental

Senac RJ e o Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase-RJ), vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), firmaram parceria inédita na tarde desta terça-feira, dia 18 de julho, na sede do Sistema Fecomércio RJ, para profissionalização de jovens em todo o estado, a partir de agosto. A iniciativa abrange cursos de informática fundamental e socioemocionais oferecidos em unidades Senac RJ e em Centros Socioeducativos do Novo Degase, acesso a vagas em cursos regulares da instituição de ensino. Neste primeiro momento, o projeto irá atender aos integrantes do programa individual de Semiliberdade.   

Estiveram presentes no evento de assinatura do compromisso, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, o diretor geral do Degase-RJ, Victor Hugo Poubel, a primeira-dama do Rio de Janeiro, Analine Castro,a desembargadora e vice-presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/RJ), Suelly Lopes Magalhães, além de secretários e subsecretários de estado, deputados e outros membros do judiciário atuantes nas áreas da infância e da juventude no estado do Rio de Janeiro.  

A iniciativa inclui ainda familiares e egressos do Degase-RJ de todo estado, com a oferta de turmas gratuitas em cursos de capacitação, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com auxílio-transporte incluso.  

O processo de encaminhamento dos jovens será efetuado pelo Degase-RJ. Os alunos do programa de Semiliberdade receberão também suporte para deslocamento até as unidades Senac no Rio, Grande Rio e em municípios do interior do estado, além de todo material didático.  

Sobre os cursos  

Os cursos que compõem o programa serão ministrados nas dependências do CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), em modernos laboratórios de tecnologia, localizadas em Bonsucesso, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Bangu, Santa Cruz, Nilópolis, Ilha do Governador, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Cabo Frio, Niterói, São Gonçalo, Macaé e Campos dos Goytacazes, além de unidades Senac RJ distribuídas em todo o estado.   

As aulas de Informática Fundamental irão proporcionar aos estudantes operar editores de textos, planilhas, apresentações, internet e webmail, por meio de conhecimentos básicos das ferramentas do Sistema Operacional Windows e pacote Office como Word, Excel e Power Point, que são o ponto de partida para grande parte das carreiras profissionais.   

O Senac RJ terá equipe dedicada exclusivamente para o projeto e irá utilizar a metodologia habitual de ensino de aprender fazendo, além de oferecer aulas socioemocionais e orientação em projeto de vida. Dessa forma, os alunos irão desenvolver competências socioprofissionais em aulas práticas. Todos terão acesso a Projetos Integradores, em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em projetos interdisciplinares de problemas reais do mercado profissional.    

Ao final, receberão certificado de conclusão de curso e poderão contar com o Banco de Oportunidades, área de negócios do Senac RJ que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho.   

Com o objetivo de permitir a imersão social e condições de igualdade para inserção do mercado profissional, todos os alunos do projeto também terão acesso a vagas gratuitas de cursos de qualificação em diversas áreas de atuação, como tecnologia, inovação, beleza, gastronomia, turismo, moda, design, turismo, hospitalidade, entre outros, incluindo lançamentos. Os jovens poderão escolher o que cursar em ambiente de aprendizagem regular de ensino nas unidades Senac RJ.   

Sobre o Senac RJ     

Há 77 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.