Shopping Tijuca recebe a exposição interativa “Flores de Van Gogh”

Pela primeira vez na Zona Norte, experiência interativa “Flores de Van Gogh” traz a fonte de inspiração do artista. Desde o dia 05 de agosto, a exposição traz um ponto de vista diferente do que se costuma ver sobre o artista, a sua fonte de admiração e de estudos: a natureza, sobretudo as flores.

Em “Flores de Van Gogh”, logo na entrada, os visitantes se deparam com o teto repleto de tulipas, fazendo referência à Holanda, onde o artista nasceu e passou boa parte de sua trajetória. Em seguida, a sala, “Buquês de Van Gogh”, mostra ao visitante a sua ida à Paris, em 1886, quando o pintor teve contato com outros artistas e aprendeu a utilizar os buquês como objetos de estudo de cores. Aliás, foi a partir daí que sua obra ganhou mais cor, brilho e vibração. Numa das telas o visitante pode mudar os quadros e a iluminação da sala reflete a cor de predominância de cada tela.

A sala, “Árvores Floridas”, mostra a mudança de Vincent para Arles, no sul da França, e seu contato maior com a natureza, refletido em pinturas de pomares floridos. Retratava com isso os ciclos da vida. Já a sala “Visão dos Campos” retrata a fase que Van Gogh esteve internado por conta de sua enfermidade mental e mesmo assim não parava de produzir, avistando e pintando os campos floridos da janela do asilo.

Em sequência, a quarta sala, “Dos lírios à loucura”, traz um piso interativo que reage numa projeção que traz os contrastes dos quadros dos lírios, fazendo um paralelo com o contraste da vida do próprio artista, que oscilava entre a tranquilidade que a natureza proporcionava e a turbulência de sua condição de saúde.

Por fim, para finalizar, o visitante pode tirar uma foto no Photobooth, localizado no espaço kids atrás do circuito, e resgatá-la com o efeito da pintura através do QR Code.

A exposição “Flores de Van Gogh” fica na Praça de Eventos do piso L0. O evento ainda tem um espaço kids que conta com um pequeno ateliê para estimular os pequenos a inspirarem-se em Van Gogh e criarem suas próprias obras de arte, além de uma cama de gato.  Os ingressos estão à venda pela Sympla. 

Vincent van Gogh é um dos artistas mais expressivos do pós-impressionismo e um dos mais conhecidos no mundo.