Sistema Alerta Rio registra 25,4% de umidade na Estação Barra-Riocentro

Índice abaixo de 30% indicam situação de alerta segundo Organização Mundial da Saúde

O Sistema Alerta Rio registrou índice de 25,4% de umidade relativa do ar na Estação Barra-Riocentro, às 14h, e de 27%, em Irajá, às 15h35, nesta terça-feira (12/09). Segundo a OMS, os índices abaixo de 30% indicam situação de alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, há riscos do aumento de incidência de doenças respiratórias em épocas de baixa umidade do ar. 

Uma série de recomendações são necessárias, já que o corpo necessita de mais hidratação durante esse período. Como o gasto de energia é maior em períodos de baixa umidade, a população deve evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. A orientação é o uso de garrafinhas de água e o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras, leite e até o tradicional arroz com feijão, que contêm mais água em sua composição. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de umidade do ar é de 60%. 

De acordo com a previsão do Sistema Alerta Rio, a tendência é de estabilidade no tempo nesta quarta-feira (13/08). O céu estará claro e não há previsão de chuva. As temperaturas vão permanecer elevadas e há previsão de valores abaixo de 30% de umidade relativa do ar no período da tarde. 

Veja algumas recomendações para períodos de baixa umidade: 

  • Beba água. 
  • Use soro no nariz e nos olhos para evitar ressecamento.
  • Use protetor solar. 
  • Não queime lixo ou mato.
  • Mantenha os ambientes arejados