Stellantis aumenta a produção de motores elétricos para ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades até 2024 na França

A Emotors, empresa comum constituída pela holding Nidec Leroy-Somer e Stellantis, começou a produzir motores eléctricos em Trémery (França)

A Stellantis N.V. anunciou hoje a ampliação da produção de novos motores elétricos M3, resultado da joint venture com a Emotors em sua fábrica em Trémery, Lorraine, França.

Com capacidade de produção prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024, a Stellantis solidificou sua presença industrial para alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEVs) na Europa até 2030, conforme descrito no plano estratégico Dare Forward 2030 e para apoiar seu plano de alcançar emissões zero de carbono.

“Nosso compromisso em liderar a luta contra as alterações climáticas no setor automotivo se reflete em cada uma de nossas unidades, dando suporte aos nossos colaboradores nos próximos passos na aventura elétrica”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Controlar a cadeia de valor na área da eletrificação, garantirá nossa independência tecnológica no contexto de crises econômicas e geopolíticas, enquanto reduz o impacto dessa mudança drástica para fábricas e funcionários, principalmente na França, onde somos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial”.

A partir de janeiro de 2023, os novos modelos DS 3 E-TENSE, Peugeot e-208, Jeep® Avenger e Opel Mokka elétricos se beneficiarão do motor elétrico M3 de alta eficiência com 115 kW/156 CV de potência e 260 Nm de torque. Juntamente com uma nova bateria, este novo motor elétrico é um importante facilitador para melhorar a eficiência do veículo, proporcionando uma autonomia de mais de 400 km. Ele será instalado nas novas gerações de vários veículos da marca Stellantis à medida que forem lançados.

A fábrica de Trémery, que foi o maior centro de produção de motores diesel do mundo até 2014, está empenhada na transição energética desde 2018 com o apoio dos parceiros de entidades sociais e Instituições locais. Por mais de um ano, a fábrica tem ministrado 6.000 horas de treinamento aos seus funcionários. Nacionalmente, a Academia de Eletrificação da empresa ajudou a treinar 15.000 funcionários franceses.

Stellantis na França

Com 12 fábricas localizadas no coração de sete regiões francesas, a Stellantis terá uma capacidade de produção de 1 milhão de veículos até 2024. Nos últimos quatro anos, a Companhia investiu € 2 bilhões em suas instalações de produção.

A Stellantis produzirá 12 modelos elétricos na França:

  • Mulhouse: Peugeot e-308 sedan, e-308 SW e e-408
  • Sochaux: Peugeot e-3008, e-5008,
  • Rennes: futuro SUV elétrica da Citroën,
  • Poissy: Novo DS 3 E-TENSE e Opel Mokka elétrico,
  • Hordain: Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e, Fiat e- Scudo (e Toyota Proace Elétrico).

As linhas de montagem usarão os principais componentes elétricos fabricados na França em unidades localizadas em Caen, Charleville, Douvrin giga fabrica, Metz, Mulhouse, Sept-Fons, Trémery e Valenciennes