Telegram envia mensagem a usuários contra PL das Fake News; veja repercussão

Usuários brasileiros do Telegram receberam nesta terça-feira (9) uma mensagem com ataques da empresa que administra o aplicativo ao Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News e ao Governo Federal. A mensagem usa informações distorcidas para tentar convencer os usuários a pressionarem parlamentares a votarem contra a medida, que já teve votação adiada em meio a pressão de outras empresas de tecnologia.

Muitos usuários brasileiros relataram terem recebido a mensagem, que foi enviada por meio de um canal oficial da empresa chamado “Telegram Brasil”. Geralmente, o mesmo canal é usado para repassar informações banais sobre atualizações do aplicativo ou novos serviços.

Além de dizer que a democracia “está sob ataque no Brasil”, o aplicativo afirmou que o “projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual”. Além disso, afirmou, de maneira parcial e equivocada, que o PL “concede poderes de censura ao Governo”. Um dos alvos diretos do ataque foi o ministro da Justiça, Flávio Dino, que criticou o aplicativo por não ter agido contra grupos antissemitas. 

Trecho de mensagem recebida por usuários brasileiros do Telegram nesta terça-feira / Reprodução

Críticas do Governo

Paulo Pimenta, Ministro no comando da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) criticou o Telegram, dizendo que a empresa mente e está infringindo as leis brasileiras. 

“Empresa estrangeira nenhuma é maior que a soberania do nosso país”, afirmou Pimenta, que prometeu a adoção de medidas legais.

Também da Secom, João Caldeira, que é secretário de Políticas Digitais do órgão, classificou a iniciativa do Telegram de “ação abusa do poder econômico e explora a confiança do usuário para defesa de interesses corporativos próprios”.
 

O Ministério Público Federal pediu que o Telegram explique suas ações 

Google

O Telegram não foi a primeira das grandes empresas de tecnologia – que lucram com a visibilidade de conteúdos mentirosos que viralizam – a atacar o PL. No começo do mês, o Google havia publicado em sua página inicial uma mensagem contra a proposta. 

O Ministério da Justiça determinou que o Google deixasse claro que a mensagem era uma propaganda, além de publicar no mesmo espaço outra mensagem em favor do PL, sob  pena de multa de R$ 1 milhão por hora em caso de descumprimento.

O Google apagou a postagem.

Leia mais: Para ministro, ação de big techs fere soberania e ‘reforça a necessidade de regulação’

Não, isso não é censura.

O projeto de lei 2630 cria medidas de combate à fake news nas redes sociais e nos serviços de mensagens privadas, além de responsabilizar as empresas responsáveis por esses meios pela disseminação desses conteúdos falsos.#BrasildeFato pic.twitter.com/g4YcMuR0di

— Brasil de Fato (@brasildefato) April 30, 2023 Repercussões

A mensagem, que segue o mesmo modus operandi usado por empresas como Google e Meta (proprietária do Facebook) para atacar o Projeto de Lei, repercutiu no meio político na tarde desta terça-feira. O assunto foi comentado por parlamentares, influenciadores e muitas outras pessoas nas redes sociais. “Inacreditável”, “jogo sujo” e “tudo ou nada” foram algumas das expressões usadas. Confira abaixo algumas das mensagens.

🚨 URGENTE!!! O jogo sujo das bigtechs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras NÃO VAI PROSPERAR. A Internet não é terra sem lei e a regulação é uma necessidade. PL 2630 SIM! pic.twitter.com/cEmpVpJrxO

— Orlando Silva (@orlandosilva) May 9, 2023 Agora foi a vez do Telegram partir para o tudo ou nada. Essa mensagem mentirosa sobre o PL 2630 está sendo enviada para diversos usuários pelo próprio Telegram, um verdadeiro absurdo. Aguardaremos as medidas cabíveis necessárias para que essa informação falsa não continue… pic.twitter.com/sswFd18oSo

— Erika Kokay (@erikakokay) May 9, 2023 URGENTE! GRAVÍSSIMO! Depois do Google, agora é a vez do telegram fazer campanha difamatória contra PL das Fake News e a CÂMARA DOS DEPUTADOS!

Se o PL ñ for aprovado,ambientes como esse continuarão sendo utilizados para planejar assassinatos de crianças e professores em escolas. pic.twitter.com/Kf0Dv8OoQu

— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 9, 2023 Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade mentirosa contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeira nenhuma é maior que a soberania do nosso país. pic.twitter.com/G48Jl23uKE

— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 9, 2023 O q o Telegram acaba de fazer é estarrecedor.

Enviaram uma mensagem para todos os brasileiros, com mentiras escabrosas sobre o PL 2630.

Mentiras do mesmo nível q Jovem Pan e outros veículos bolsonaristas divulgam.

Isso é muito grave!@FlavioDino @alexandre @LulaOficial pic.twitter.com/0Upk2LvX8w

— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 9, 2023 Chega de sentar em mesa com lobista das big techs enquanto estes atacam nossa democracia. Espero que a resposta do governo não seja convidar o Pavel também pra assumir um alto cargo. PL2630 SIM!

— Laura Moraes (@LauraMoraes88) May 9, 2023 Esse disparo em massa do Telegram é um escárnio. Não lembro de ter visto algo tão agressivo e abertamente alinhado à extrema direita (e os últimos dias tiveram concorrência forte). Mostra, sem disfarces, o desprezo dessas empresas com as nossas instituições e a nossa democracia

— Tatiana Dias (@tatikmd) May 9, 2023 Telegram ataca PL das Fake News. O que a gente nunca vê é o Telegram atacando ou derrubando os grupos neonazistas que usam a sua plataforma. pic.twitter.com/zKnk7hIfXD

— GugaNoblat (@GugaNoblat) May 9, 2023 Edição: Rodrigo Durão Coelho