Tempo de tela de crianças deve ser limitado: saiba por quê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para menores de dois anos é zero.

Qual a mãe nunca deu um celular para o filho enquanto prepara o jantar ou tenta fazer uma refeição sem interrupção? Atire a primeira pedra…

E com a Carla Lorena não é diferente. Ela é mãe do Leonardo, de dois anos e oito meses, que já sabe direitinho mexer no celular e no tablet. Ela sabe que, para idade do filho, o tempo máximo de tela por dia é de uma hora. Mas confessa que, principalmente nos finais de semana, acaba extrapolando um pouco esse tempo. 

“Eu sei que às vezes a gente acaba passando desse limite, principalmente quando a gente está fora de casa, em restaurantes que não tem brinquedoteca, ou na casa de alguém que não tem com quem ele brincar, alguma coisa assim, porque ele fica entediado já daquele passeio…”.

Mesmo com a correria do dia a dia, é preciso estar atento a esse tipo de comportamento. A pediatra Evelyn Eisenstein, que coordena o Grupo de Trabalho de Saúde na Era Digital, da Sociedade Brasileira de Pediatria, garante: tela não é brincadeira de criança. A médica alerta para os perigos de uma criança ter um celular e acessar conteúdos como pornografia e estar exposta a pedófilos. Ela entende que em alguns momentos as famílias se valem da tecnologia para entreter os pequenos, mas isso não deve ser a regra. Ela dá algumas opções para substituir as telas.

“Se a mãe estiver ocupada, colocar um pedaço de papel, crayon (giz de cera), um jogo de armar, um jogo de brincar… alguma outra coisa que não o telefone celular”.

Dra. Evelyn destaca que conviver em família é a melhor estratégia para reduzir o tempo de tela, tanto das crianças quanto dos adultos. Ela sugere duas a três horas de atividades livres, como correr, brincar e fazer um exercício, além do tempo de estudo, deveres de casa e contato com amigos e família. A médica explica que os danos do excesso de telas vão desde aumento dos índices de obesidade a problemas comportamentais.

“Existe, realmente, danos comportamentais, sociais, queda, inclusive, do rendimento escolar, como nós vimos durante a pandemia”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para menores de dois anos é zero. Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto. 

A entidade orienta, ainda, que se evite usar celular durante as refeições e perto da hora de dormir.

Da Radio Agência Nacional