Tour de France 2023 começará na Espanha

Largada da prova mais famosa do ciclismo será no dia 1º de julho

O Tour de France em 2023 começará na Espanha. O principal evento do ciclismo mundial terá largada no dia 1º de julho no País Basco em Bilbau e terminará o percurso de 3.404 quilômetros no dia 23 de julho, em Paris.

De acordo com a organização, a escolha do País Basco se deve às paisagens e estradas que vão homenagear todos os atletas que fizeram parte da competição.

O único contrarrelógio no Tour de France em 2023 acontecerá ao longo de 22 quilômetros entre Passy e a estância de esqui Combloux, em Haute-Savoie.  

As 21 etapas serão distribuídas, além de contrarrelógio, por percursos em estradas, subidas e descidas de montanhas.

Confira o percurso do Tour de France 2023:

Bilbau > Bilbau

Vitoria-Gasteiz > Saint-Sébastien

Amorebieta-Etxano > Bayonne

Dax > Nogaro

Pau > Laruns

Tarbes > Cauterets-Cambasque

Mont-De-Marsan > Bordeaux

Libourne > Limoges

Saint-Léonard-De-Noblat > Puy De Dôme

Clermont-Ferrand

Vulcania > Issoire

Clermont-Ferrand > Moulins

Roanne > Belleville-En-Beaujolais

Châtillon-Sur-Chalaronne > Grand Colombier

Annemasse > Morzine Les Portes Du Soleil

Les Gets Les Portes Du Soleil > Saint-Gervais Mont Blanc

Saint-Gervais Mont Blanc

Passy > Combloux

Saint-Gervais Mont Blanc > Courchevel

Moûtiers > Bourg-En-Bresse

Moirans-En-Montagne > Poligny

Belfort > Le Markstein Fellering

Saint-Quentin-En-Yvelines > Paris Champs-Élysées

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 23 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 21 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Desde 1993, o L’Étape du Tour oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de vivenciar um evento com a sensação do Tour de France. Permitindo que as pessoas experimentassem as verdadeiras sensações do ciclismo profissional, o evento logo passou a atrair ciclistas de todo o mundo, que viajam à França em busca da experiência.

Atualmente, cerca de 13.000 ciclistas de mais de 50 países se reúnem no L’Étape du Tour. Cada evento oferece a oportunidade de percorrer um roteiro diferente, descobrir novas regiões e combinar o desafio desportivo com o turismo nos mais belos países da Europa