Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro inaugura escola inédita no país

A formação dos profissionais contribui para a diminuição do número de processos do Judiciário fluminense e ajudar na solução rápida para as partes

Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, de acordo com uma das definições. E onde encontrar pessoas com esse perfil? A partir da próxima segunda-feira (7/8), às 16h, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugura a primeira Escola de Mediação do país (Emedi), com o objetivo de formar profissionais que atuarão, num primeiro momento, tanto na primeira como na segunda instância e também nas esferas cíveis e criminais, em infrações de menor poder ofensivo. 

Processos que se arrastam e que vão poder, a partir de agora, com a atuação de mediadores e conciliadores formados, ter um término amigável e muito mais rápido para o Judiciário fluminense. Essa iniciativa, inédita, poderá diminuir e muito o número de processos que chegam diariamente ao TJRJ. No ano passado foram realizadas 4.647 audiências de mediação e conciliação no TJRJ e, nos primeiros meses deste ano, já foram promovidas cerca de mil audiências. 

Para o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a mediação é um caminho de autocomposição de conflitos que pode ser uma alternativa para combater o excesso de processos judiciais. “Se não buscarmos novos caminhos para a autocomposição de conflitos, o Poder Judiciário vai implodir”, ressaltou o magistrado. 

 Ganhos para toda a sociedade 

Um dos idealizadores da Escola de Mediação, o desembargador Cesar Felipe Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e também presidente do Conselho Administrativo da Escola, falou sobre a importância da criação da Emedi. 

“A inauguração da Escola de Mediação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é um marco na história do judiciário e da sociedade por promover a informação e as condições de acesso ao sistema multiportas dos tribunais e o exercício pleno da cidadania”, afirmou.  

Advogada há 25 anos, mestre em Direito, pós-graduada em Processo Civil, Daniela Muniz, diretora da nova escola, tem, entre outros títulos, o olhar da inovação. Para ela, a Emedi vai impactar positivamente o Judiciário. 

“A criação da Escola de Mediação é uma inovação para o Judiciário e trará ganhos para todos, que poderão, encontrar, nos mediadores e conciliadores, uma solução para disputas que se arrastam muitas vezes por questões familiares, empresariais e todo tipo de disputa que batem à porta do judiciário”, frisou Daniela. 

Para a diretora da Emedi, a formação desses profissionais vai além da consciência da mediação: enxergar o ser humano, o que motiva os conflitos, como saná-los da melhor maneira possível para as partes e encerrar a disputa. Tudo isso também com conhecimento de gestão processual. 

Os cursos terão início no dia da inauguração da Emedi, com a inauguração do espaço físico. Serão, nessa primeira etapa, 48 horas de carga horária para o curso de formação em Conciliação Judicial, de maneira telepresencial. Em setembro, iniciam as turmas de formação em Mediação e Conciliação, com 56 horas presenciais. 

Nesta primeira etapa serão recebidos 120 alunos que atenderão às demandas do próprio tribunal atuando nas varas e também nos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) espalhados em todo o estado. 

De olho na inovação 

A nova escola do TJRJ já agradou tanto o governo do Rio que já foi firmado um convênio entre a Emedi e a Secretaria estadual de Educação. Ali, serão alocados profissionais treinados pela escola. 

E não foi só no governo do Rio que a escola que já surge com olhar inovador para a Justiça fluminense despertou interesse. Daniela Muniz conta que outros estados já estão interessados em implementar a ideia inovadora da Justiça fluminense em suas comarcas. 

A criação da Emedi atende às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) de capacitar profissionais nos métodos autocompositivos. 

Serviço: Inauguração da primeira Escola de Mediação do Estado do Rio de Janeiro –  Emedi – do TJRJ 

Horário: 16h 

Local: Lâmina I do Fórum Central – salas 421/422 – Corredor bloco F