Uerj celebra Ano Comemorativo Ana das Carrancas, com mostra, oficinas e painel

Na próxima quinta-feira (24), às 14h30, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) celebra o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, com descerramento de painel, mostra de peças da ceramista do sertão nordestino, bem como realização de oficinas.

Na próxima quinta-feira (24), às 14h30, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) celebra o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, com descerramento de painel, mostra de peças da ceramista do sertão nordestino, bem como realização de oficinas. A homenagem se deve ao centenário da “dama do barro”, como era conhecida em Pernambuco.  Suas peças são ícones da cultura popular e expressam as artes e os saberes tradicionais da região do Médio São Francisco, para onde migrou, egressa do sertão do Ouricuri.  

A cerimônia acontece no hall do térreo, com a presença de Maria da Cruz e Ângela, filhas da artista, que dão prosseguimento ao trabalho da mãe, no Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas, em Petrolina.  As duas vão aproveitar a ocasião para ministrar  oficina de cerâmica gratuita,  no ateliê da Coordenadoria de Oficinas de Criação Artística (Coart), no Centro Cultural, na parte da manhã, das 10h à 12h.  A disponibilização dos lugares será por ordem de chegada. A programação do evento conta também com uma roda de conversa no dia seguinte, sexta-feira (25), às 16h, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro do Rio, que fica na Praça Tiradentes, 69.

“As obras de Ana refletem a história de resistência de grande parte dos nordestinos que optam por migrações sucessivas, buscando melhores condições de vida. Uma honra podermos homenagear essa grande artista na Uerj”, afirmou o reitor Mario Carneiro.