Universidade Veiga de Almeida abre novo edital para Medicina no Rio de Janeiro

Oferta é de 120 vagas por ano, via nota do Enem, com inscrições até 31 de julho

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) abriu nesta quarta-feira, dia 28, o segundo edital de inscrições para seu novo curso de Medicina. A UVA investiu em laboratórios modernos, plataformas 3D e equipamentos com simulação realística para oferecer a graduação no campus de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

A UVA obteve a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para abrir o curso com nota máxima na avaliação de autorização do órgão. Serão disponibilizadas 120 vagas por ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho via nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

“Nossa proposta é formar, de maneira humanizada, médicos para atenderem às principais necessidades de saúde da população brasileira: atenção primária à saúde e urgência e emergência”, explica Beatriz Balena, reitora da UVA.

Entre os diferenciais do curso estão a oferta de experiências práticas desde o primeiro período da graduação, laboratórios modernos com equipamentos tecnológicos, como a plataforma 3D SOI para o estudo da anatomia, e simulação realística. Além disso, a UVA adotará metodologias de aprendizagem baseadas em problemas (Problem Based Learning – PBL) e trabalho em equipe (Team Based Learning – TBL).

Outra novidade é a inserção dos alunos em Unidades Básicas de Saúde, a fim de aprofundar o conhecimento sobre comunidades locais. “Desde o primeiro semestre, os estudantes atenderão em clínicas da família fixas e serão responsáveis por 6 a 8 famílias. No melhor cenário, poderão acompanhar a saúde de um mesmo núcleo familiar durante todo o período de formação”, completa Beatriz.

Para definir a proposta acadêmica do curso, a UVA se baseou nas melhores práticas nacionais e internacionais de ensino, tendo visitado instituições em Cingapura, Índia, Austrália, Espanha, Estados Unidos e Holanda, país pioneiro na aplicação do PBL. A principal influência é a do modelo norte-americano, semelhante ao adotado no Hospital Israelita Albert Einstein.

A graduação em Medicina da Veiga, a primeira oferecida por instituição de ensino privada na Zona Sul do Rio, terá carga horária total de 8.032 horas, das quais mais de 4.500 serão práticas e 880 de extensão. O corpo docente será composto, inicialmente, por 31 professores, com ampla experiência profissional e formação de excelência, nas mais renomadas instituições públicas de Medicina do país.

A UVA estabeleceu convênios com o município e o governo do Estado do Rio de Janeiro para a fase de internato do curso. Os estudantes atuarão em hospitais estaduais, como o Heloneida Studart e o Getúlio Vargas, clínicas da família, UPAs da capital e unidades privadas. Como contrapartida aos entes públicos, a Veiga cederá suas instalações e equipamentos para que município e estado requalifiquem suas equipes no campus de Botafogo. Além disso, a instituição de ensino também poderá ofertar cursos de atualização específicos para atender a médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede pública de saúde