Videoaulas de Língua Inglesa em destaque no programa de TV da SME entre 3 e 7/5

Aprender vocabulário em inglês, com foco em usos contextualizados, é uma das habilidades trabalhadas nesta semana

Os estudantes da Rede Municipal do Rio de Janeiro podem assistir, na semana de 3 a 7 de maio, a videoaulas de Língua Inglesa, que, entre outros, trabalham habilidades como aprendizagem de vocabulário, sentido de itens lexicais, cognatos e estratégias de leitura. As aulas fazem parte da programação de Rioeduca na TV, produzida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e que oferece videoaulas para alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação, uma das ações da secretaria para as atividades de ensino remoto das escolas, é exibida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola.

As videoaulas Are You Sleeping Well?, às 11h05, para o 9º ano; e That’s What I Like, às 11h20, para o 6º ano, vão ao ar nesta segunda-feira (3) e tratam de estratégias de compreensão em textos orais ou multimodais, inferindo o sentido de itens lexicais e aprendendo vocabulário com foco no uso contextualizado; e expressão de interesses e identificação de atividades de lazer e esportes, respectivamente.

Já na terça-feira (4), alguns destaques são as aulas Somando com Dominós, às 8h30, para o 3º ano; Propriedades de Potências, de Matemática, às 10h05, para o 7º ano; e Porcentagem, às 20h15, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA II). Na quarta (5), Contagem: As Roupas de Alice e Pontuação das Frases, às 8h15, para o 2º ano; Elementos da Narrativa, às 9h, para o 5º ano; e Interdependência entre Seres Bióticos e Fatores Abióticos, de Ciências, às 10h20, para o 8º ano, estão entre as videoaulas do dia.

A aula Stereotypes – No More!, às 11h20, para o 8º ano, vai ao ar na quinta-feira (6) e é mais uma de Língua Inglesa desta semana. Entre as habilidades trabalhadas, estão o reconhecimento de palavras cognatas e a identificação do propósito comunicativo de textos escritos. Ainda no mesmo dia, Brincando com as Continhas, às 8h45, para o 4º ano; e Pensando sobre o Consumo, às 20h, para os alunos do EJA I, são outros destaques.

Na sexta (7), entre as videoaulas, estão Brincar Reutilizando, às 7h30, para a Educação Infantil; Movimentando com Atletismo, às 8h30, que trabalha de forma interdisciplinar Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para 1º ao 3º ano; e Os Incas, de História, às 10h05, para o 7º ano.

Na programação de Rioeduca na TV, são exibidos também dois programas Tira-Dúvidas ao vivo, de segunda a sexta-feira: às 9h15, para os alunos do 1º ao 5º ano, e às 15h15, para os do 6º ao 9º ano. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 – 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e são exibidas as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme), em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.

Sobre a MultiRio

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.

Clique aqui e confira a programação completa desta semana