Vírus da gripe pode levar à internação hospitalar, explica especialista

A Campanha de Nacional de Vacinação contra a Gripe, teve início em março em todo o país

A Campanha de Nacional de Vacinação contra a Gripe, teve início em março em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos vulneráveis, até o dia 22 de maio.

Mas, afinal, o que é a gripe? A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, responde. 

 “Influenza, também conhecido como gripe, é uma infecção do sistema respiratório. Pode apresentar complicações: entre as principais estão as pneumonias. As infecções pelo vírus Influenza são responsáveis por grande número de internações hospitalares em todo o país.”

Ainda, segundo a coordenadora, algumas pessoas com gripe podem apresentar complicações graves e evoluir para pneumonia, necessitando de internação. 

Em todos os estados o número de postos foi ampliado para evitar aglomeração, como orienta o Ministério da Saúde na prevenção ao coronavírus. Em caso de fila, as pessoas devem manter distância de dois metros umas das outras. 

Se você está dentro dos grupos prioritários, não deixe de se vacinar. Procure a unidade de saúde mais próxima. E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil