Wi-Fi Brasil chega a mais de 180 pontos de conexão em Mato Grosso do Sul

O distrito de Cristalina, zona rural de Caarapó, foi a localidade mais recente a receber o sinal gratuito de internet via satélite


Publicado em

10/03/2021 15h32

Moradores de Cristalina, distrito da cidade de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, passam a ser beneficiados com acesso à internet banda larga gratuita, ampliando a rede de pontos do programa Wi-Fi Brasil entregue pelo Ministério das Comunicações (MCom) no interior do estado. Mato Grosso do Sul já conta com 184 conexões em quase 50 municípios.

Formada na maioria por agricultores de soja e milho, Cristalina se soma agora às demais regiões rurais do país atendidas pelo programa de inclusão digital do MCom. Só no interior sul-mato-grossense, são mais de 150 pontos instalados em zonas rurais.

“Imagine uma localidade com 300 pessoas na zona rural e coloca um ponto de internet. Esse é o Wi-FI Brasil. Com ele, a gente consegue solucionar o deserto digital que ainda existe naquela localidade de forma rápida”, explicou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Instalada pela Telebras, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Telecomunicações (SGDC), a antena em Cristalina conta com 20 mega de velocidade, conexão ilimitada e com alcance em um raio de até 200 metros a partir da localização do aparelho de conexão. O serviço está aberto gratuitamente a qualquer cidadão que queira utilizar.

Wi-Fi Brasil

Atualmente, há mais de 13 mil pontos do programa espalhados por mais de 2.900 cidades brasileiras. Os equipamentos públicos mais atendidos são as escolas, onde estão instaladas mais de 9.600 antenas, especialmente em regiões rurais, além de postos de saúde, com 400 unidades. O programa atende também aldeias indígenas, quilombos, telecentros, postos de fronteira, entre outros.

Com informações do Ministério das Comunicações