4 maravilhas do paisagismo na Ilha da Madeira

Jardins do destino português exibem espécies do mundo todo

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é conhecida por sua natureza abundante e exuberante, que inclui cenários de montanha, floresta e mar. O que contribui para seus cenários naturais impressionantes é a localização privilegiada deste território no globo, pois o clima local permite o cultivo de plantas de várias partes do mundo. Por isso, além dos parques naturais e áreas preservadas, a Ilha da Madeira é repleta de jardins e parques projetados com esmero, que usam e abusam dos conceitos de paisagismo para a criação de um espaço perfeito para descanso e lazer.

Confira quatro maravilhas do paisagismo no destino:

Jardim Botânico da Madeira

Jardim Botanico - Foto: Andre Carvalho
Jardim Botanico – Foto: Andre Carvalho

Criado em 1960, este jardim botânico tem 35 mil m2 e guarda mais de 2 mil plantas exóticas vindas do mundo todo, muitas delas em vias de extinção. Tornou-se um verdadeiro polo de ciência e cultura mas, acima de tudo, é um espaço maravilhoso para um passeio, que conta não só com os caminhos entre o colorido das plantas como mirantes com vistas incríveis. O trabalho feito com as diferentes texturas torna a paisagem belíssima.

Jardim Tropical Monte Palace

Monte Palace Madeira - Foto:  Andre Carvalho
Monte Palace Madeira – Foto: Andre Carvalho


Os elementos deste jardim rodeiam um agradável lago onde é possível ver peixes e cisnes. Mais de cem mil espécies de plantas estão espalhadas pelo jardim, inclusive uma coleção de cicas que, pela sua idade, são consideradas fósseis vivos. Conta com um espaço dedicado à flora madeirense que é mais que especial.

Jardins do Palheiro

Jardins Qta do Palheiro - Foto: Francisco Correia
Jardins Qta do Palheiro – Foto: Francisco Correia


Parte de uma propriedade que conta com hotel, campo de golfe, restaurante e spa, os Jardins do Palheiro estão situados a 500 metros de altitude, onde as plantas crescem rápido devido ao ar fresco frequentemente umedecido pela névoa. Por lá, é possível ver árvores de mais de 200 anos, plantas raras de diversas partes do mundo e uma fascinante coleção de camélias. A paisagem é bem marcada com flores de cores diferentes, arbustos ornamentais e árvores altas, criando um cenário muito variado.

Jardim Quinta das Cruzes

Qta das Cruzes - Funchal Madeira - Foto: Francisco Correia
Qta das Cruzes – Funchal Madeira – Foto: Francisco Correia


Neste jardim, o paisagismo mostra mais a que veio, pois o local harmoniza perfeitamente a vegetação com a arquitetura de inspiração romântica da Quinta das Cruzes, presente em grutas, fontanários, janelas manuelinas e até uma capela. Há plantas endêmicas e exóticas, árvores centenárias e caminhos de pedra, que permitem que os visitantes conheçam cada detalhe. Um dos pontos altos é o colorido e delicado orquidário.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.