Embaixadora do Turismo no Rio: Quem é Jacqueline Chicralla?

O currículo extenso de Jacqueline Chicralla somado à sua atuação no setor hoteleiro carioca lhe rendeu o Prêmio

Empreendedora, bacharel em hotelaria e especialista em Revenue Management. O extenso currículo de Jacqueline Chicralla somado à sua atuação no setor hoteleiro carioca lhe rendeu o Prêmio Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro no início de 2022.

Seus 15 anos de experiência no mercado foram conclusivos para receber o reconhecimento – um título que só é dado aos profissionais que, de alguma forma, enaltecem a cidade. Ex-gestora do Copacabana Palace e Hilton Worldwide, Jacqueline agora é JC Hotelaria. A executiva acaba de partir para seu voo solo na profissão com a inauguração da própria empresa de gestão hoteleira. Com a experiência adquirida no setor, Jacqueline tem por objetivo, qualificar os empreendimentos que fizerem parte do portfólio da JC Hotelaria, que vai cuidar da gestão da receita do empreendimento, atuando na melhoria do posicionamento online da propriedade, o relacionamento comercial com os principais players de cada destino de atuação, da distribuição nos canais de venda, da precificação e estratégia, com o core business em aumento de lucratividade.

Jacqueline passou por empreendimentos importantes no cenário nacional e internacional, como a multinacional Hilton, em que ficou responsável inicialmente pela propriedade Hilton Barra, à frente do departamento de reservas, criação da cultura da equipe, estruturação dos processos e padronização nos parâmetros da rede. Em seguida, participou ativamente da conversão da segunda unidade na capital pela compra da Blackstone, convertendo a bandeira Windsor em Hilton Copacabana, em atuação no departamento de reservas. Seus conhecimentos e eficiência nos processos foram imprescindíveis para que ela ganhasse expertise em implantação, reestruturação e conversão de bandeira – fator decisivo para sua especialização.

O start para a veia empreendedora, segundo ela, veio com o convite para trabalhar na VOA Hotéis, onde foi uma das primeiras Revenue Managers, quando a startup tinha apenas 15 empreendimentos no seu portfólio: “A minha inquietação, a curiosidade e a perseverança me conduziram a diversos desafios. Passei por vários estágios dentro da empresa, participando de toda a reestruturação de processos, com aplicação, fluxos, calendários e estratégias. Foi uma verdadeira escola para mim”, relembra Jacqueline, que explicita os benefícios de uma consultoria personalizada:

 “A ideia é conduzir as soluções para os hotéis independentes, que possuem dificuldade em contratação de profissionais de revenue management, ou que podem investir em expertise de mercado. Por ser uma consultoria oferecida de forma personalizada, as ações são direcionadas de acordo com a necessidade da propriedade e dentro do perfil de hóspedes que possui.  Sem contar com a oportunidade de novos negócios e de fortalecer as atividades turísticas dentro do Estado do Rio, onde meu trabalho já foi agraciado”, finaliza