Turismo religioso está em alta no Brasil e no mundo: Confira destinos incríveis

Setor vem apresentando tendência de crescimento nos últimos anos. Destinos como Santiago de Compostela, na Espanha, e Fátima, em Portugal, estão entre os preferidos

Dados do Ministério do Turismo apontam para uma tendência que vem sendo observada há alguns anos pelo setor: o crescimento do turismo religioso.

De acordo com o Ministério, esse nicho dentro do turismo brasileiro movimenta cerca de R$15 bilhões por ano no País, além de 20 milhões de viagens anuais e 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé – turistas, sem contar excursionistas.

A seguir, veja algumas das regiões reconhecidas pela peregrinação de fiéis das mais variadas crenças que vêm atraindo turistas nos últimos tempos.

Santiago de Compostela, Espanha

Famosa por seu renomado “Caminho de Compostela”, a cidade de Santiago é um importante centro religioso cristão que acolhe peregrinos do mundo todo.

Santiago de Compostela, GA, Espanha - Foto: Jo Kassis
Santiago de Compostela, GA, Espanha – Foto: Jo Kassis

Conta a tradição que o túmulo do apóstolo Tiago teria sido encontrado na região por um ermitão guiado por uma estrela – daí o motivo do nome de Compostela.  Com a descoberta, iniciaram-se peregrinações e romarias no local, até hoje um grande centro de turismo religioso pelas diversas opções de caminhadas que chegam até o local sagrado.

Fátima, Portugal

Fátima é o maior berço religioso de Portugal. Isso porque, de acordo com a fé católica, três pastorinhos que habitavam o local – Lúcia, Francisco e Jacinta – teriam assistido à primeira aparição de Virgem Maria, em maio de 1917.

Santuário de Fatima   Foto de Diogo Cacito
Santuário de Fatima Foto de Diogo Cacito

A santa teria aparecido às crianças mais vezes ao longo dos meses seguintes e teria pedido a elas que o terço fosse rezado em uma capela construída em sua memória. Anos depois, a Capelinha das Aparições foi erguida no mesmo local em que as aparições se davam. Posteriormente, o Santuário de Fátima, hoje amplamente visitado por turistas ao redor do globo, foi criado.

Outros pontos que também valem a visita – todos dentro do Santuário – são: a Basílica de Nossa Senhora do Rosário – construída toda em pedra calcária branca da região, em seu interior estão sepultados os três pastorinhos -, a Cruz Alta – erguida na zona sul da esplanada, próximo à estátua de João Paulo II – e a própria estátua do ex-papa polonês, outro local bastante procurado pelos turistas.

Lourdes, França

Renomado centro de peregrinação religiosa, Lourdes é outro local em que a Virgem Maria teria feito uma aparição, essa para uma menina de 14 anos, Bernadette Soubirous, em uma gruta rochosa da região.

Sanctuaire Notre Dame de Lourdes
Sanctuaire Notre Dame de Lourdes – Foto: Kris Schulze

Hoje, acredita-se que uma fonte dentro do local tenha propriedades milagrosas, razão pela qual muitas pessoas viajam à região para deixar muletas e encher garrafas d’água.

A menina teve suas visões reconhecidas pelo Vaticano e foi beatificada. O lugar onde ela viveu e uma igreja construída sobre a gruta são hoje algumas das principais atrações aos peregrinos que a região oferece.

Aparecida, São Paulo, Brasil

Quem também faz parte desse seleto grupo de destaque no turismo religioso é Aparecida, município no interior de São Paulo que recebe, a cada ano, segundo o próprio Santuário, cerca de 13 milhões de visitantes em sua Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, maior templo católico do Brasil
Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, maior templo católico do Brasil

A devoção se deve à crença de que, em 1717, o Rio Paraíba do Sul passava por uma grave escassez de peixes quando três pescadores resgataram uma estátua quebrada de Nossa Senhora. A partir do resgate, as redes passaram a voltar cheias de peixes.

Com o milagre, a região se tornou um importante centro de peregrinação, levando à construção da Basílica Velha em 1888, que depois foi substituída pela Basílica atual.“O turismo religioso é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos e é importante oferecer às pessoas das mais variadas crenças a oportunidade de visitar lugares sagrados para a fé deles. Cada vez mais, as empresas terão um enfoque voltado à experiência religiosa dos turistas”, diz Lia Coutinho, Head Comercial Internacional do Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil e que tem pacotes disponíveis para os destinos citados acima.