<strong>Turismo de fé: Conheça 10 locais para conhecer e renovar a fé</strong>

A maioria dos passeios turísticos e viagens feitas são motivadas pelo desejo de visitar algum lugar especial e ter uma experiência inesquecível.

Nesse sentido, não podemos deixar de citar o chamado turismo religioso, ou turismo de fé, como também é chamado.

Esse tipo de turismo é, como o seu nome já diz, motivado pelas convicções religiosas do turista, que quer visitar algum lugar que remeta à sua fé e fortaleça a sua espiritualidade.

Se você está pensando em viajar e tem em mente escolher um destino turístico voltado à religião, chegou ao lugar certo.

Nesse artigo nós vamos te apresentar 10 cidades ao redor do mundo que abrigam santuários para várias vertentes de fé. Aproveite a leitura e escolha para onde ir!

Aparecida do Norte

O primeiro integrante dessa lista é um destino muito conhecido pelos católicos brasileiros: a cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo.

Esse local abriga o segundo maior santuário católico do mundo, a icônica Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que só fica atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Além da gigantesca Catedral, a cidade tem várias outras atrações de cunho religioso, como a Sala das Promessas, o Morro do Presépio, a Capela das Velas e outros.

Todos esses locais atraem milhões de católicos do Brasil e do mundo que vão até Aparecida em imensas peregrinações todos os anos.

Bodhgaya

Bodhgaya é uma cidade indiana que é considerada o berço do budismo. Segundo a tradição, foi nesse lugar que Buda conseguiu alcançar o nirvana, tendo a iluminação necessária para criar a nova religião.

O local é visitado por milhões de budistas de todo mundo, em especial aqueles que vivem no oriente e suas imediações, que vêm para conhecer os templos e locais sagrados que ali existem.

Contudo, Bodhgaya também é um destino procurado por pessoas que seguem outras religiões e até mesmo por ateus que buscam um “encontro consigo mesmos”, uma vez que a religião budista é baseada na prática da meditação.

Fátima

A cidade de Fátima, em Portugal, é um outro local sagrado do catolicismo. Segundo a tradição, foi lá que três crianças presenciaram a aparição de Nossa Senhora, no ano de 1917. Desde então, esse ícone católico passou a ser chamado de Nossa Senhora de Fátima.

Na cidade existem diversos pontos turísticos, como a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capela das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindade, que recebem milhares de católicos todos os anos.

Jerusalém

Conhecida como A Cidade Santa, a capital de Israel é um marco na história da humanidade por ser um local sagrado para as três principais religiões do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo.

Para os cristãos, Jerusalém é sagrada por ser o local da morte, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. 

Os judeus veneram o local porque, além de ser a capital do seu país há mais de dois milênios, também abrigava o sagrado Templo de Salomão, que foi destruído pelos romanos no ano 70 d.C. 

Já os mulçumanos consideram Jerusalém como a terceira mais importante cidade da sua religião, ficando atrás de Meca e de Medina, ambas situadas na Arábia Saudita.

Na Cidade Santa existem inúmeros locais sagrados, como a Catedral do Santo Sepulcro, construída no local onde acredita-se que Jesus tenha sido sepultado, por exemplo.

Além disso, é também em Jerusalém que está o famoso muro das lamentações, que é o que restou do alicerce do Templo de Salomão, além da mesquita Al-Aqsa, venerada pelos mulçumanos.

Kathmandu

A capital do Nepal, Kathmandu, é um outro local bastante visitado por turistas do mundo todo que procuram a sua paz interior.

Apesar de bastante caótica, a cidade possui alguns dos templos e locais sagrados mais importantes para o budismo e o hinduísmo, duas das religiões mais antigas de que se tem notícia.

Nestes locais é possível conhecer um pouco a história dessas religiões e do próprio Nepal, além, é claro, de meditar bastante.

Kyoto

Nenhum país do mundo possui um percentual tão alto de pessoas que se declaram adeptos do budismo quanto o Japão, apesar de o xintoísmo ser considerada a principal religião do país.

Assim, a cidade de Kyoto demonstra essa grande ligação que a cultura japonesa tem com a religião criada por Buda.

Existem pelo menos 1600 templos budistas na cidade, além de locais de meditação que oferecem um clima de paz e calmaria indescritível, segundo pessoas que já visitaram esses lugares.

Lourdes

A cidade francesa de Lourdes é mais um grande local de peregrinação para cristãos de todo o planeta.

Lá, no ano de 1858, uma menina chamada Bernadette estava na Gruta de Massabielle quando avistou uma mulher que disse “Sou a Imaculada Conceição”. A partir de então, 17 outras aparições foram presenciadas, sacralizando de vez a cidade.

O ícone católico Nossa Senhora de Lourdes tem origem nessas revelações, que ainda atraem milhões de visitantes católicos que vão em busca de aumentar a sua fé.

Meca

Conhecida como o local de nascimento do profeta Maomé e lar da sagrada Pedra Negra, Meca é a mais importante cidade sagrada do islamismo.

Milhões de mulçumanos vão até o lugar todos os anos para reverenciar as relíquias sagradas e agradecer a Alá pelos benefícios concedidos.

Vale destacar que apesar de Meca ficar localizada na Arábia Saudita, um país considerado exageradamente rígido, muitos turistas têm interesse em ir até o local para conhecer mais sobre o islã.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostella, na Espanha, é mais um destino utilizado por muitos turistas que querem reafirmar a sua fé.

A capital da província da Galícia abriga a Catedral de Santiago, local onde está situado o túmulo do apóstolo São Tiago, um dos locais mais visitados por católicos devotos em todo o mundo.

Além da majestosa catedral, Santiago de Compostela também abriga o ponto de chegada de um conhecido caminho de peregrinação, que sai da divisa com a França e se estende por mais de 800 km até a capital da Galícia.

Tanto a Catedral de Santiago quanto o caminho dos peregrinos são tombados pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Vaticano

Para finalizar o nosso artigo, não poderíamos deixar de citar um dos mais famosos locais sagrados do planeta: o Vaticano.

Localizado no coração de Roma, capital da Itália, o Vaticano é um estado independente controlado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Milhões de peregrinos católicos buscam ingressos para o Vaticano todos os anos, na tentativa de ver o Papa e de conhecer locais sacros, como a Basílica de São Pedro e os famosos Museus do Vaticano, por exemplo.