Rio de Janeiro supera São Paulo como destino mais procurado para o Carnaval em 2023

Na lista de cidades com maior número de passagens aéreas compradas aparecem ainda, além das capitais carioca e paulista, Salvador, Recife e Belo Horizonte

O Carnaval de 2023 deve movimentar cerca de 46 milhões de pessoas no país, segundo o Ministério do Turismo. De acordo com um levantamento realizado pela plataforma de viagens MaxMilhas, o Rio de Janeiro (RJ) é o destino mais buscado em passagens aéreas pelos turistas para a data. O curioso é que as cidades inverteram as posições: o Rio havia perdido a liderança para São Paulo (SP), agora em segundo lugar, em 2019 e 2020, últimos carnavais antes da pandemia. A capital carioca também está à frente na procura por hospedagens.

No terceiro lugar do ranking de passagens aéreas vem Salvador (BA), um dos destinos mais famosos para visitar durante a folia devido aos trios elétricos e shows de artistas renomados. Em seguida, aparece Recife (PE) que, juntamente com Olinda, atraem turistas para curtir o maracatu, frevo, samba e variados ritmos da música brasileira, além de assistir aos desfiles dos bonecos gigantes. Em quinto lugar, está Belo Horizonte, que vem despontando como um dos principais carnavais de rua do país nos últimos anos devido aos blocos momescos — neste ano, são esperados 5 milhões de foliões nas ruas da capital mineira, conforme a prefeitura.

Ainda na lista de passagens aéreas mais compradas, vemos alguns destinos menos tradicionais quando se fala em folia, mas que podem ser uma boa opção tanto para quem deseja curtir festas quanto para aqueles que preferem um Carnaval mais tranquilo, principalmente no sul do Brasil. Fechando o top 10, aparecem Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Já para hospedagens, os destinos de praia predominam, especialmente no Nordeste brasileiro. Depois do Rio de Janeiro, Salvador é a cidade mais buscada, seguida de Porto Seguro, também na Bahia, Ipojuca, outro destino pernambucano, e Maceió (AL). O Diretor de Hotéis da MaxMilhas, Andrea Mattei, explica que os três últimos são opções mais versáteis. “Nesses locais, é possível participar de Carnavais de rua agitados, porém, são locais que contam com muitos resorts, hotéis e pousadas, ideais para uma viagem em família com crianças, por exemplo. Assim, são ótimas dicas de destinos para quem deseja descansar neste feriado”, afirma.

Confira as listas completas: 

Destinos com mais reservas de hospedagens compradas para o Carnaval de 2023 

  1. Rio de Janeiro
  2. Salvador
  3. Porto Seguro
  4. Ipojuca
  5. Maceió

Destinos com mais passagens aéreas compradas para o Carnaval de 2023 

  1. Rio de Janeiro
  2. São Paulo
  3. Salvador
  4. Recife
  5. Belo Horizonte
  6. Brasília
  7. Porto Alegre
  8. Fortaleza
  9. Florianópolis
  10. Curitiba