Parque Nacional Marinho dos Abrolhos comemora 40 anos com ações culturais e pedagógicas no sul da Bahia

Chapeirão do Pierre – Foto:: Athila Bertoncini

No dia 6 de abril o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com sede em Caravelas, no sul da Bahia, completa 40 anos. Para celebrar o aniversário do primeiro parque nacional marinho do Brasil, o Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, vai realizar atividades culturais e educativas para a comunidade local e visitantes até o final de abril.

As histórias do Projeto e do Parque de Abrolhos são entrelaçadas: os fundadores do Coral Vivo, Dr. Clovis Castro e Dra. Débora Pires, realizaram pesquisas na unidade de conservação, que possui vasta biodiversidade, desde a década de 1980. Clovis Castro contribuiu para a criação do parque quando participou como voluntário de uma expedição para avaliar biologicamente a região de Abrolhos, em 1981, em seu primeiro ano de mestrado no Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Na época, não havia quem mergulhasse entre os pesquisadores, então, fui convidado a representar o Museu Nacional nessa viagem. Quando voltei para o Rio, escrevi um relatório sobre tudo que foi observado e este documento foi anexado ao processo de criação do parque. Não existia o Projeto Coral Vivo ainda, mas foi uma participação direta de um dos fundadores na história de Abrolhos e ali estava uma das sementes também do projeto.” – conta o Dr. Clovis Castro.

Além de sua importância para a biodiversidade e o meio ambiente, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi fundamental no desenvolvimento de pesquisas sobre os recifes brasileiros. As primeiras coletas de materiais utilizados nas pesquisas iniciais sobre a reprodução de corais foram realizadas em Abrolhos, em 1996. As amostras biológicas foram trabalhadas por pesquisadores e alunos do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, resultando nos primeiros dados reprodutivos das espécies formadoras dos recifes brasileiros. Com a criação do Projeto Coral Vivo começaram a ser realizados trabalhos de monitoramento da desova dos organismos vivos em cativeiro e, também, da realização de fecundação in vitro.

“Eu, o Clovis Castro e o Fábio Negrão temos as vidas misturadas à história do Parque de Abrolhos e do Projeto Coral Vivo. Acho interessante essa mistura das nossas trajetórias profissionais, principalmente na questão da reprodução dos corais, que começou em Abrolhos na década de 1990 e se desenvolveu mais com o Coral Vivo a partir de 2003”, aponta a Dra. Débora Pires.

O Projeto Coral Vivo tem uma Coordenação Regional dentro do parque marinho de Abrolhos, chefiada pelo pedagogo, naturalista e instrutor de mergulho Fábio Negrão, que desde 2001 atua na região de Abrolhos com mergulhos científicos e é parceiro do Coral Vivo desde a criação do projeto.

Para o mês de abril, o Coral Vivo preparou uma série de atividades: no dia 6, aniversário do parque, acontece o lançamento do vídeo e do mapa digital “#ChapeirãoPierreAbrolhos360“. A gravação de cerca de três minutos, feita em 360o, conduz o espectador em um mergulho pelas formações recifais extraordinárias da unidade de conservação. O público poderá assistir ao vídeo utilizando óculos de realidade virtual dentro do Centro de Visitantes. Por ocasião do lançamento, haverá também uma roda de conversa sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas como apoio ao trabalho de interpretação ambiental. Por causa de seus recifes de coral, Abrolhos é uma das regiões mais importantes do Atlântico Sul em termos de sistema biológico complexo.

Entre os dias 17 e 20 serão realizados encontros pedagógicos em parceria com as secretarias municipais de educação de Caravelas, Prado e Alcobaça. Nessas oportunidades serão elaboradas estratégias e ações de “ciência cidadã”, com apoio de obras e materiais didáticos e paradidáticos (livros, manuais e vídeos com foco nos ambientes coralíneos e nas relações socioambientais associadas a eles) produzidos pelo Projeto Coral Vivo. O objetivo da ação é promover a cultura oceânica e científica nas propostas pedagógicas e inserir o conteúdo riquíssimo produzido e divulgado pelo Coral Vivo nas salas de aula.

Os eventos organizados pelo Coral Vivo terminam no dia 25 de abril, com a Noite de Cinema na Praça de Eventos de Caravelas, na qual serão exibidos episódios da série “Amar o Mar”, produzida pelo Coral Vivo e disponível no YouTube do projeto.

Serviço

Lançamento “Pierre Chapeirão Abrolhos 360”

Data: 06 de abril Horário: 10h Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho de Abrolhos Encontros Pedagógicos “Coral Vivo Vai Às Ruas”

Datas: 17 a 20 de abril Local: Caravelas, Prado e Alcobaça Noite de Cinema – Coral Vivo

Data: 25 de abril Horário: 19h Local: Praça de eventos – Caravelas PROJETO CORAL VIVO O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de  ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada. Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br