Após 30 dias de coleta de opinião dos moradores e frequentadores de Vaz Lobo e bairros adjacentes, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluíram, nesta quarta-feira (09/03), a coleta de dados sobre o interesse da população em relação a quais cursos de extensão, graduação e atividades acadêmicas deverão estar no campus da Universidade que será construído em Vaz Lobo, zona norte da cidade.
![Equipe da pesquisa Uerj em Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Pequisa-Uerj-Vaz-Lobo.jpeg)
Foram ouvidos cerca de 10.660 entrevistados, de todas as faixas etárias, em 18 bairros de interesse, entre eles: Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Irajá, Madureira e Campinho. As informações servirão para a estruturação da grade curricular e demais serviços prestados à população.
![Pesquisa Uerj em Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Pequisa-Uerj-Vaz-Lobo1.jpeg)
![Pesquisa Uerj em Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Pequisa-Uerj-Vaz-Lobo4.jpeg)
![Pesquisa Uerj em Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Pequisa-Uerj-Vaz-Lobo3.jpeg)
![Pesquisa Uerj em Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Pequisa-Uerj-Vaz-Lobo2.jpeg)
“Ouvir a opinião da população é fundamental para que possamos construir uma unidade que atenda, de fato, aos interesses dos moradores. Nosso propósito é promover o senso de pertencimento e desenvolver um espaço acadêmico participativo”, declarou o reitor Ricardo Lodi.
Projeto propõe arquitetura contemporânea para as instalações da unidade
A unidade será instalada na antiga sede da Faculdade Nuno Lisboa. A proposta de reforma do edifício já está pronta e foi pensada de forma a oferecer traços contemporâneos ao bairro, que sofre com seu vazio urbano desde o fim da universidade.
“A valorização dos espaços urbanos é uma das formas que a arquitetura pode contribuir para a transformação das cidades e, neste contexto, a instalação do campus da universidade vai favorecer a revitalização da área, criando para o bairro uma nova referência visual “, destacou Anna Maia, arquiteta responsável pelo projeto.
O campus foi viabilizado graças a articulação do deputado estadual Dionísio Lins junto ao governador Cláudio Castro, com o objetivo de desapropriar o prédio, localizado na Avenida Ministro Edgard Romero, e garantir uma finalidade educacional ao espaço.
“Como deputado atuante no bairro, posso afirmar que o projeto é de primeira categoria e visa proporcionar educação de excelência, oportunidades de emprego e renda, bem como contribuir para a transformação urbanística da região. A população e o bairro vão ganhar, e muito”, finalizou Dionísio.
![Projeto Arquitetura -Uerj - Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Projeto_Arquitetura-Uerj-Vaz-Lobo5.jpeg)
![Projeto Arquitetura -Uerj - Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Projeto_Arquitetura-Uerj-Vaz-Lobo2.jpeg)
![Projeto Arquitetura -Uerj - Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Projeto_Arquitetura-Uerj-Vaz-Lobo1.jpeg)
![Projeto Arquitetura -Uerj - Vaz Lobo](https://diariocarioca.com/wp-content/uploads/2022/03/Projeto_Arquitetura-Uerj-Vaz-Lobo.jpeg)