Única biografia de um negro escravizado no Brasil vira peça teatral

Últimas apresentações: 04 e 11 de junho, sempre às sextas-feiras e às 20h, no Youtube DAGBA PRODUÇÕES. A peça teatral BAQUAQUA, desenvolvida a partir da biografia An interesting narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua é um monólogo, onde o ator Wesley Cardozo, no papel de Baquaqua, interpreta a história de vida do homem que foi escravizado e traficado da África para o Brasil durante o século XIX. A peça que tem sua transmissão totalmente online e gratuita pelo canal do youtube, traz a chance do público poder interagir com um bate-papo, no pós-espetáculo, com convidados e parte da equipe do espetáculo.

Muitos eram os negros africanos que cruzaram o Atlântico em direção ao Brasil na condição de escravos, mas raras foram as vozes que conseguiram traduzir os horrores da escravidão. Mahommah G. Baquaqua foi uma dessas vozes. Nativo da região ocidental da África, Baquaqua escreveu aquela que até hoje é considerada a única autobiografia de um ex-escravizado que viveu no Brasil.

Toda essa trajetória se inicia no Benin e tem passagens por Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Nova York, Haiti e Canadá, expondo todas as atrocidades da escravidão e seus reflexos nos dias de hoje.

O projeto, dirigido por Aramis David Correia e com preparação corporal da premiada atriz Tatiana Tiburcio, traz do universo literário para os palcos os relatos de um escravo em um país estrangeiro e nos faz refletir sobre outras milhares de histórias de pessoas que foram sequestradas do continente africano. Só para o Brasil, estima-se que mais de 5 milhões de negros foram traficados e escravizados.

Mas por que essa história? Por que entre tantas histórias escolheu-se contar essa?

“Um personagem histórico, que nos convida a olhar para esse tema da memória da escravidão e como foi isso no Brasil e no mundo, só que a partir de um olhar da pessoa que foi escravizada. Então, tem realmente um olhar muito sensível desse personagem. Essa volta ao passado para entender esse presente que a gente está e saber para onde a gente segue.”, comentou o diretor Aramis.

A trajetória de Baquaqua ilumina parte da história do negro no Brasil, trazendo à tona temas importantes para serem entendidos, como a escravidão, a sociedade escravista, os estereótipos do escravo, dentre outros pontos. O espetáculo vai levar o público aos horrores do passado, a uma reflexão sobre o presente e pretende contribuir para um futuro melhor, ajudando a formar novas gerações mais conscientes e capazes de compreender mais a fundo a real diáspora africana nas Américas.

SESSÃO 03 _ 04/06

TEMA: BAQUAQUA E SUAS SONORIDADES


Bate-papo com os músicos Fábio Mukanya Simões e Amaro Freitas sobre como o personagem Baquaqua e sua trajetória provocaram seus impulsos criativos.


Mediador _ Aramis David Correia @aramisdavidcorreia


Participantes _ Fábio Simões Mukanya (equipe) @fabio_mukanya_simoes e Amaro Freitas @amarofreitaspiano (convidado)

SESSÃO 04 _ 11/06


TEMA: O CORPO NEGRO EM CENA

Bate-papo com equipe do espetáculo BAQUAQUA sobre a potência, ressignificação e descolonização da imagem do corpo negro em cena teatral.


Mediador _ Wesley Cardozo @wesleysc


Participantes _ Carla Costa @figurinista.preta e Tatiana Tibúrcio @tati_tiburcio (equipe)

 #baquaqua

Esse projeto foi aprovado no edital Retomada Cultural, e financiado e apoiado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc.

#LeiAldirBlancRJ #LeiEmergenciaCultural #RetomadaCulturalRJ #SECECRJ

Serviço

Vídeo espetáculo: BAQUAQUA


Temporada: 04 e 11 de junho 2021

Sempre às sextas-feiras


Horário: às 20h


Duração: 55 min.

Transmissão pelos canais do youtube da DAGBA PRODUÇÕES


Ou link para as apresentações na bio do perfil do projeto https://www.instagram.com/baquaqua_/


Gratuito


Classificação: não indicado para menores de 10 anos

Redes sociais do projeto

INSTAGRAM _ https://www.instagram.com/baquaqua_/

FACEBOOK  _  https://www.facebook.com/baquaquateatro