Vacinação em massa: moradores da Maré cadastrados até esta sexta (23) participam de estudo

No Complexo da Maré, zona Norte do Rio de Janeiro, os moradores que estiverem cadastrados nas unidades de saúde até esta sexta-feira (23) e que ainda não foram vacinados serão chamados para receber a primeira dose do imunizante entre quinta-feira (29) e sábado (31).

A medida de vacinação em massa da população da Maré integra uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Prefeitura do Rio e a ONG Redes da Maré, conforme noticiado pelo Brasil de Fato na última quinta-feira (22). 

Leia também: Fiocruz faz estudo inédito para monitorar eficácia da vacina em moradores da Maré

O estudo tem como objetivo acompanhar os participantes durante seis meses para monitorar os efeitos da imunização em larga escala na comunidade. Com isso, é possível avaliar a efetividade da vacina a partir da medição de anticorpos e da verificação da taxa de proteção direta e indireta. 

A pesquisa vai acompanhar ainda a ocorrência de eventos adversos nos imunizados, a transmissão e circulação de diferentes variantes, e a dinâmica epidemiológica do coronavírus na região.

Na divisão por idade, a vacinação vai acontecer na quinta (29), para pessoas com faixa de idade entre 25 e 33 anos. Na sexta (30), é a vez dos moradores entre 18 e 24 anos. Já no sábado (31), as doses serão destinadas às pessoas com 18 anos ou mais.

O atendimento nos três dias será das 8h às 17h, em 121 pontos da comunidade, como em clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré.

Edição: Mariana Pitasse