Vacinação no Rio: São Gonçalo atinge faixa de 18 anos mas registra taxa baixa de imunizados

São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, é a primeira cidade do estado a vacinar seus moradores na faixa dos 18 anos. O marco foi alcançado nesta sexta-feira (9). No entanto, ainda que tenha chegado longe na idade mínima de imunização, o município registra taxa baixa de vacinados: somente 58% da população recebeu a primeira dose.

Ainda segundo dados da prefeitura, apenas 18% tomaram as duas doses.

Leia também: XP/Ipespe: suspeitas de corrupção em compra de vacinas são provavelmente verdadeiras para 63%

A cidade que tem a segunda maior população de todo o estado, também registra a menor taxa de aplicação entre as cinco cidades mais populosas do Rio, com apenas 63,45%, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Esse cálculo é feito a partir do número total de doses recebidas do Ministério da Saúde e o número de pessoas acima de 18 anos que podem ser vacinadas na cidade. 

O total se difere dos números apresentados pela Secretaria municipal de Saúde, que aponta que a taxa de aplicação é de 78,5%. Segundo o órgão informou à imprensa, a diferença pode ser explicada pelo atraso no lançamento dos dados no sistema do Ministério da Saúde, que não são atualizados em tempo real.

Capital

Na capital, o calendário atualizado de vacinação chega a faixa dos 37 anos na próxima sexta (16). Desta vez, não há data de repescagem por idade. A mudança no planejamento ocorre após o município apontar que alguns moradores têm optado por não se vacinar na data destinada a eles para escolherem qual vacina querem receber.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o município bateu recorde de pessoas vacinadas em um único dia na última quarta-feira (7), com 76.274 doses aplicadas. Com isso, metade da população da capital já recebeu pelo menos a primeira dose.

Ainda segundo a secretaria, a rede pública de saúde tem hoje 629 pacientes internados com a doença, o menor número desde abril do ano passado.

Edição: Mariana Pitasse