Vacinação no Rio: tem início iniciativa de imunização em massa no Complexo da Maré

Nesta quinta-feira (29), teve início a vacinação em massa contra covid-19 no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A estimativa é de que a vacinação contemple até sábado (31) 30 mil moradores da região, na faixa de 18 a 33 anos, que ainda não haviam sido imunizados, segundo a Prefeitura do Rio. 

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Redes da Maré e a Prefeitura do Rio de Janeiro e tem o objetivo de analisar o comportamento da doença em uma população imunizada ao longo do tempo. A vacinação será feita com a AstraZeneca.

Este é o segundo projeto de pesquisa de vacinação em massa na cidade do Rio. O primeiro foi feito no mês de junho em Paquetá, com 1,5 mil pessoas foram imunizadas.

O cadastro para a vacinação aconteceu de forma prévia na última semana. Nesta quinta, a iniciativa teve início com o grupo de 25 a 33 anos. Na sexta (30), será a vez dos moradores de 18 a 24 anos. No sábado (31), haverá repescagem para todos com mais de 18 anos.

Ao todo, serão 121 pontos de vacinação no complexo: clínicas da família, centros municipais de saúde, associações de moradores, escolas e na Vila Olímpica da Maré. A ação deve mobilizar 500 voluntários.

Com cerca de 140 mil moradores, o Complexo da Maré é o maior conjunto de favelas do Rio. Desde o início da pandemia foram confirmados 317 mortes e quase 6,8 mil casos de coronavírus na região, segundo dados da prefeitura. Dessa forma, a Maré ocupa o 13º lugar no ranking de bairros com mais casos da doença na capital.

Vacinação retomada

Após interromper o calendário de imunização por idade, a Prefeitura do Rio retomou na última quarta-feira (28) a campanha de vacinação da população em geral. Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 291 mil doses do imunizante. 

Leia mais: Eduardo Paes volta a defender terceira dose a partir de setembro

Mas o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, admitiu que o calendário sofre o risco de ser novamente interrompido se o Ministério da Saúde não fornecer mais vacinas nos próximos dias. Em entrevista à CNN, Soranz disse que as vacinas podem acabar nos próximos dias e a Prefeitura interromper a campanha no próximo sábado (31).

Edição: Mariana Pitasse