Vacinação no RJ: Duque de Caxias suspende a aplicação da primeira dose por falta de estoque

Na Baixada Fluminense, o município de Duque de Caxias teve que fazer uma nova pausa na aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em seus moradores. Isso porque o estoque de imunizantes acabou nesta terça-feira (20), um dia depois de o município retomar a vacinação por idade, atingindo moradores com 35 e 34 anos.

Leia mais: Com 76,2% dos casos, Rio de Janeiro é o estado com maior número de registros da variante Delta

Para a primeira dose, só está mantida a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes com mais de 18 anos de idade. As mulheres elegíveis devem levar documento com foto, comprovante de residência e laudo médico.

Já para a segunda dose, o município vacina trabalhadores da rede privada de educação que receberam a primeira dose em 4 de maio.

Na última semana, após o estado do Rio de Janeiro autorizar a antecipação da segunda dose da AstraZeneca para 8 semanas, ao invés de 12 semanas, Duque de Caxias foi uma das cidades que anunciou a adesão à medida e reduziu o intervalo. As aplicações antecipadas começaram na última quarta-feira (14), segundo divulgou a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade.

Leia também: Vacinação de adolescentes e 2ª dose antecipada: temas importantes seguem sem unidade no Brasil

Após o anúncio da autorização da antecipação pelo governo estadual, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por produzir a vacina da AstraZeneca no Brasil, divulgou nota técnica defendendo a manutenção do prazo de 12 semanas. 

Segundo a Fiocruz, a manutenção do regime ocorre porque a fundação e o laboratório anglo-sueco AstraZeneca consideram “dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica ainda mais robusta quando aplicado o intervalo maior”.

O comunicado destaca ainda que o regime de 12 semanas “permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um número maior de pessoas”. 

A Fiocruz destacou ainda que uma pesquisa da agência de saúde do governo do Reino Unido, publicada em junho, mostrou que o imunizante apresentou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% depois da segunda, para hospitalizações e casos graves.

Na capital

A Prefeitura do Rio imuniza nesta semana os moradores que pertencem a faixa dos 35 anos. O município prevê imunizar toda a população adulta até 18 de agosto, segundo o calendário divulgado pelo prefeito Eduardo Paes na última quinta-feira (15), durante uma transmissão ao vivo na página da prefeitura.

Até o final do mês, o município vacina pessoas com 33 anos ou mais. Em agosto será a vez dos moradores de 32 a 18 anos.

A previsão ainda é de que adolescentes de 12 a 18 anos sejam vacinados entre 28 de agosto e 10 de setembro. Também está sendo estudado um cronograma para a terceira dose em idosos, se necessário, entre outubro e dezembro deste ano.

Na última semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, usou a palavra ganância para se referir a países que já pensam no reforço da vacina, quando ainda há escassez de imunizantes no mundo.

Leia mais: Terceira dose de vacina contra covid-19 será realmente necessária?

Além disso, ainda não há comprovação científica sobre a necessidade de mais uma aplicação, além das duas já estabelecidas. Os laboratórios BioNTech e Pfizer confirmaram os estudos para avaliar a possibilidade, frente ao crescimento de variantes, mas nada foi definido.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse