Vasco apresenta expansão do CT das categorias de base em Caxias

Por: Breno Prata, São Januário

Clube também assinou convênio com prefeitura para implantação de projeto social no municípioDando sequência as comemorações do seu 123º aniversário, na tarde deste sábado (21/8) o Club de Regatas Vasco da Gama apresentou a expansão do CT Almirante Heleno Nunes para as categorias de base e oficializou uma parceria com a prefeitura de Duque de Caxias que tem o objetivo de implantar o Projeto Vasco Social Caxias.

Com a expansão, o Centro de Treinamento da base passará a contar com três novos campos de futebol oficiais e instalações de apoio como vestiários, academia, refeitório e área médica. O planejamento do clube prevê a transferência gradual de todas as atividades da base do Vasco para o CT de Caxias.

Já o Acordo de Cooperação, assinado pelo presidente Jorge Salgado e prefeito Washington Reis, tem por objetivo implantar núcleos sociais de futebol de base em equipamentos esportivos da Prefeitura para oferecer a crianças e jovens caxienses a oportunidade de iniciação esportiva no futebol, com a utilização das reconhecidas melhores práticas do Vasco no futebol de base. Profissionais da base do Vasco capacitarão os técnicos do município e realizarão ações de captação de talentos nos núcleos do Projeto Vasco Social Caxias.

Roberto Duque Estrada, Roberto Dinamite e Jorge Salgado marcaram presença no evento (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Nesta cerimônia estiveram presentes, além do Presidente Jorge Salgado e do Prefeito de Duque de Caxias Washington Reis, os Presidentes de Poderes do Vasco, os Vice-presidentes do Clube, secretários municipais, deputados e vereadores. O maior ídolo da história vascaína, o caxiense Roberto Dinamite, recebeu uma homenagem especial do Município de Caxias nesta celebração.

A cerimônia começou com o discurso do Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias:

– Essa será uma parceria de muito sucesso entre a comunidade de Duque de Caxias e o Vasco da Gama. A expansão do nosso CT é fundamental para a evolução da nossa Base Forte. Precisamos de estruturas que nos dê condições de desenvolver esses talentos que captamos em categorias menores. Toda essa expansão dará essa condição para cada vez mais trabalharmos esses talentos e quem sabe eles possam servir a equipe profissional do Clube –

Rodrigo Dias discursa durante o evento em Caxias (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Após a declaração do Gerente Geral, o Presidente Jorge Salgado subiu ao palco e fez um breve pronunciamento ao público:

– A importância dessa parceria é extraordinária. Estamos assegurando as condições para concentrar as atividades da nossa base no CT de Caxias. Além disso estamos muito orgulhosos de dar início a um projeto de grande alcance social em parceria com a Prefeitura. Oferecer a possibilidade de inclusão social através do esporte está no DNA do Vasco. Sonhamos que um novo talento caxiense, como o Roberto Dinamite, seja revelado por esse programa. Quero ressaltar o trabalho de toda a nossa Diretoria Administrativa, em particular o VP Carlos Roberto Osório que foi fundamental para a viabilização desses projetos – disse o mandatário vascaíno.

Presidente Jorge Salgado discursa durante o evento no CT Almirante Heleno Nunes (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

No final da cerimônia o presidente Cruzmaltino presentou o Grande Benemérito Washington Reis com uma camisa oficial do Vasco da Gama e com uma placa em reconhecimento ao seu apoio para viabilizar a expansão do CT.

– Aqui em Caxias temos um firme compromisso com a educação, com o esporte e com a inclusão social. Para nós é um orgulho ter o Vasco formando seus atletas num moderno CT em nossa cidade. Com essa nova parceria vamos oferecer às crianças e jovens de Caxias a possibilidade de praticar esporte de alta qualidade e sonhar em um dia se tornar um atleta profissional. Isso perto de casa, no seu bairro, no seu distrito. O esporte é um importante fator de desenvolvimento social – declarou o prefeito Washington Reis.

Prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis recebe placa pelo apoio da expansão do CT (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)